Palmas - TO
Palmas - TO

Capital Palmas - TO                             
Area (Km²)   277 620,914
Números de Municípios 139
População estimada em 2010   1 383 453

 

 
Ananás 1 - TO Ananás 2 - TO Ananás 3 - TO Ananás 4 - TO

Ananás - TO

Ananás - TO                                   Tocantins- TO                                
População 9.873
Ananás é um município brasileiro do estado do Tocantins.

Localiza-se a uma latitude 06º21'55" sul e a uma longitude 48º04'22" oeste, estando a uma altitude de 220 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11 501 habitantes. É comemorado seu aniversário em 14 de outubro, com comemorações regionais. Possui uma área de 1398,8 km². Situa-se relativamente perto, a cerca de 50 km, do rio Araguaia. A principal atividade econômica é a pecuária. Uma das diversões da cidade são as vaquejadas.

História

O surgimento da povoação deu-se pelos anos de 1890, quando alguns fazendeiros escolheram as Campinas da região para criatório de gado, passando estes criadores, a trazerem suas famílias e habitarem este local. Mas, o primeiro registro histórico foi por ocasião da fixação da família José Honorato da Cruz, vinda do Maranhão por volta de 1.903, onde hoje se ergue a sede principal. O nome de Ananás foi escolhido devido a esta ser planta nativa da região, quando ali se iniciou a povoação.

A povoação aconteceu de fato no período de 1953 a 1958, com a vinda de muita gente para este local, alguns mais do norte, vieram fugindo da guerrilha do Padre João contra o fazendeiro Leão Ledra ( Tocantinópolis), outros, em grande parte maranhenses, a procura de terras para exploração do babaçu e para implantar lavouras. Em 1952 o pastor Evangélico Tiburcio Vieira, que veio em uma missão de evangelização, deu início a localização de lotes para construção de residências de adeptos para a sua igreja dando início a rua dos crentes, hoje com o nome de Avenida Betel.

Anteriormente o município pertencia a Tocantinópolis conhecida como Boa Vista do Padre João. Em 14 de novembro de 1958 ocorreu a emancipação do município de Nazaré e Ananás passou a pertencer ao recém criado município. Anos depois, pela redivisão territorial ocorrida no estado de Goiás, a localidade passou a pertencer ao município de Araguatins. Em 1º de dezembro de 1.960, foi elevado à categoria de Distrito do município de Araguatins, pela Lei Municipal nº 30, assumindo como primeiro sub-prefeito o senhor Luiz Germano que ficou até o início de 1963, em março deste ano assumiu o cargo, por nove meses, o senhor Jaime Araújo Dias.

A Lei Estadual nº 4.684, de 14 de outubro de 1.963, elevou o Distrito de Ananás a Município e sua sede á categoria de Cidade, desmembrando-o do município de Araguatins, e conservando a antiga denominação de Ananás. Sua instalação deu-se em 01 de janeiro de 1964.

Uma festa religiosa é celebrada anualmente a 29 de junho, em homenagem a São Pedro Apóstolo, Padroeiro da paróquia e do Município. Está situado a 520 Km de Palmas e a 1.326 Km de Brasília.

Educação

A cidade abriga um pólo universitário da UFT - Universidade Federal do Tocantins, na modalidade a distância pela UAB - Universidade Aberta do Brasil com os seguintes cursos: Biologia e Física. ETENAS - Escola Técnica de Enfermagem de Ananás com o curso técnico em Enfermagem e a CENAPEGS - Centro de Ensino e Aprendizagem Profissional Elias Gonçalves de Souza com qualificação e habilitação de técnicos e auxiliares do eixo Tecnólogico, Ambiente, Saúde e Segurança.

A cidade conta com 3 escolas estaduais, 2 conveniadas e 4 municipais.