Palmas - TO
Palmas - TO

Capital Palmas - TO                             
Area (Km²)   277 620,914
Números de Municípios 139
População estimada em 2010   1 383 453

 

 
Araguaçu 1 - TO Araguaçu 2 - TO Araguaçu 3 - TO Araguaçu 4 - TO

Araguaçu - TO

Araguaçu - TO                                Tocantins- TO                                 
População 8.786
Araguaçu é um município brasileiro do estado do Tocantins.

Localiza-se a uma latitude 12º55'50" sul e a uma longitude 49º49'35" oeste, estando a uma altitude de 278 metros. Sua população em 2010 era de 8 786 habitantes. Possui uma área de 5 167,9 km².

Araguaçu localiza-se na fronteira com Goiás, sendo intenso o trânsito veicular e humano entre os dois estados, além de se situar entre dois importantes rios: Araguaia e Formoso.

Araguaçu é conhecida como "A Capital do Gado Branco", sendo notável o grande rebanho bovino nelore de cerca de 350 000 cabeças. É uma cidade pacata, próxima ao rio Araguaia, mas agrada a quem passa por lá.

Está em construção um lago onde se situa a ponte do córrego Matinha, a cidade está em desenvolvimento com projetos estruturais que prometem a prosperidade.

A cidade possui um estádio chamado Estádio Alexandre Cândido Gomes.

História

Em 1948, atraídos pela notícia da existência de cristal garimpeiros foram chegando ao local conhecido como Serra do Clemente e montaram seus acampamentos. Com a movimentação de garimpeiros , o governo de Goiás criou no local um posto de arrecação de impostos e enviou uma equipe de fiscais. Assim surgui Araguaçu, cujo primeiro nome foi: Povoado de "Serra do Clemente",

São fundadores do povoado: Alexandrino Cândido Gomes, Salvador José de Oliveira., Tertuliano Corado Lustosa, Cícero Américo Fernandes e outros.

A primeira casa construída foi a do senhor Salvador Caetano de Oliveira, às margens do Córrego Matinha, onde se organizou uma chácara. O senhor Alexandrino Cândido Gomes, conhecido como desbravador daquela região, organizando fazendas, foi o segundo morador de Serra do Clemente. Já possuia uma fazenda denominada " Água Bonita", aquém uns 18 Km. Com um caminhão de sua propriedade, depois de algumas dificuldades, chegou com um carregamento de víveres, destinado a vender no garimpo.

Com o desenvolvimento e apoio das famílias Tavares e Corado Lustosa, que vieram, do Ceará e do Piauí, respectivamente, o povoado foi elevado à condição de distrito denominado Matinha.

Origem do nome- Primeiramente Serra do Clemente, depois Matinha, nome do córrego que percorre o município. além da alusão ao rio Araguia, araguaçu vem do tupi, ara que significa arara,+guaçu, que significa grande: portanto, "arara grande".

Formação administrativa

Em 1958, tornou-se distrito, e neste mesmo ano em virtude da Lei Estadal nº 2.135 de 14/11/1958, passou a ser município. Instalado em 1° de janeiro de 1959, desmembrado do município de Peixe. Seu primeiro prefeito empossado foi nomeado o Sr. Raimundo Cavalcante. As eleições municipais foram realizadas em 3 de outubro de 1960 e Tertuliano Corado Lustosa foi o primeiro prefeito eleito.