Palmas - TO
Palmas - TO

Capital Palmas - TO                             
Area (Km²)   277 620,914
Números de Municípios 139
População estimada em 2010   1 383 453

 

 
Araguanã 1 - TO Araguanã 2 - TO Araguanã 3 - TO Araguanã 4 - TO

Araguanã - TO

Araguanã - TO                                Tocantins- TO                                 
População 5.030
Araguanã é um município brasileiro do estado do Tocantins.

Sua população estimada em 2004 era de 5.095 habitantes. Tem 869,4 km de extensão territorial. Está 152 metros acima do nível do mar. Dista 476 km da capital do estado, Palmas.

Histórico

O município de Araguanã, está localizado na região norte do Estado, à margem direita do Rio Araguaia.

Sua origem remota ao ano de 1952, quando seus primeiros moradores, todos garimpeiros, começaram a se fixar na região. O garimpo de Rebôjo foi o primeiro local onde esses pioneiros se estabeleceram.

Os desbravadores da região foram as famílias de: José Costa de Araújo, João Duzentinhas, Orlando Cândido de Souza, Anízio Reis Costa, João Saraiva e Arthur Carvalho.

O primeiro povoado formou-se à margem direita do Rio Araguaia, hoje conhecido por Araguanã Velho. Em conseqüência da enchente de 1957, que causou a perda de todas as plantações, o então prefeito de Araguaína, Anatólio Dias Carneiro, adquiriu um área onde estava plantado um cafezal, de propriedade de Oliveira Maçon, e construiu um escola e uma pequena igreja com ajuda dos garimpeiros. Logo após, começaram a surgir algumas casas em torno dessas construções, culminando com consolidação da atual sede municipal.

A comunicação com Araguaína, na época, era feita pelo Rio Lontra, com muitas dificuldades, chegando a levar 5 dias. No início dos anos 70 com o advento da Guerrilha do Araguaia, o governo militar apressou-se em construir uma estrada até Araguaína, tirando o povoado do isolamento em que se encontrava.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Araguanã, pela Lei Municipal nº 54, de 15-12-1963, subordinado ao município de Araguaína.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Araguanã, pela Lei nº 251, de 20-02-1991.

Alterado em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado do município de Araguaína.

Sede no antigo distrito de Araguanã.

Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Geografia

Localização

O município de Araguanã está localizado à margem direita do rio Araguaia. Limita-se ao norte com o município de Xambioá e com o estado do Pará; ao sul, com o município de Carmolândia; e a oeste, com Aragominas.

Clima

Clima tropical úmido ou estacionalmente seco. As médias máximas de temperatura acotecem durante o período seco, nos meses de julho e agosto, e podem atingir 39°.