Palmas - TO
Palmas - TO

Capital Palmas - TO                             
Area (Km²)   277 620,914
Números de Municípios 139
População estimada em 2010   1 383 453

 

 
Aurora do Tocantins 1 - TO Aurora do Tocantins 2 - TO Aurora do Tocantins 3 - TO Aurora do Tocantins 4 - TO

Aurora do Tocantins - TO

Aurora do Tocantins - TO                         Tocantins- TO                                               
População 3.446
Aurora do Tocantins é um município brasileiro do estado do Tocantins.

Localiza-se a uma latitude 12º42'47" sul e a uma longitude 46º24'28" oeste, estando a uma altitude de 468 metros. Sua população estimada em 2009 era de 3 523 habitantes. Possui uma área de 755,99 km².

História

O município de Aurora do Tocantins está localizado na Messorregião Oriental do Tocantins, na Amazônia Tocantinense, nos contrafortes da Serra Geral.

Os primeiros habitantes da região foram elementos da família do Tenente Coronel Antônio Luiz Tavares Lisboa. Por volta de 1780, os pioneiros foram chegando e fixando moradia na fazenda Barreira dos Cavalos, local mais tarde conhecido por Sítio do Bonfim. Mais pessoas chegaram, instalando-se às margens do ribeirão Canabrava, num local denominado Boqueirão.

Assim, um povoado surgiu e tornou-se conhecido por "Saco de Nosso Senhor do Bonfim". Com escola para as crianças, sob a orientação de Clementina, a primeira professora, o povoado foi crescendo e adquiriu a condição de distrito pertencente ao Município de Taguatinga.

No início, foi denominado Sítio do Bonfim, depois Boqueirão. Ao se tornar povoado, ficou conhecido por "Saco de Nosso Senhor do Bonfim", em homenagem ao padroeiro da região. As serras a leste da cidade fazem com que o sol da manhã apareça mais tarde, embelezando o cenário matutino do lugar que, por isso, ao se tornar município, recebeu o nome de Aurora. O complemento do Tocantins foi adotado para diferenciar de cidade de outro estado já existente na data de criação do município.

Formação Administrativa

Em 29 de outubro de 1963, tornou-se o Município de Aurora do Norte, instalado em 1º de janeiro de 1964.

Fonte: Prefeitura Municipal de Aurora do Tocantins; Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Turismo

Atrativos: rios Torres, Palmas, Serra Dourada e Azuis, um dos menores rios do mundo.

Rio Azuis: Dois olhos d´água que brotam num barranco e formam um lago com águas azuis-esverdeadas e que forma o menor rio do Brasil. Com apenas 147 metros, o rio Azuis deságua no Rio Sobrado.

Padroeiro: Nosso Senhor do Bonfim (29 de setembro).

Economia: agropecuária e turismo.