Aracaju - SE
Aracaju - SE

Capital Aracaju - SE                            
Area (Km²)   21 910,348
Números de Municípios 75
População estimada em 2010 2 068 031

 

 
Arauá 1 - SE Arauá 2 - SE Arauá 3 - SE Arauá 4 - SE

Arauá - SE

Arauá - SE                                      Sergipe - SE                                  
População 9.699
Arauá é um município brasileiro e cidade situada a 82 km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe.

História

Em 1596 foi dada carta de sesmarias a Sebastião Brito e Francisco Soares, relativos às terras ao sul do rio Piauí; alí instalaram fazendas de gado, cultivos de cana e engenhos de açúcar, daí por que são considerados os primeiros desbravadores da região.

Como os primeiros senhores de engenho acharam que a sede do município (então Estância) ficava longe das suas propriedades, criaram ali mesmo nas suas terras um centro de vida social, próximo ao riacho de Parida. Em 1854 o povoamento foi nomeado 'Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Parida'. Na metade do século XIX houve uma ex-escrava que virou senhora de engenho, casada ainda com um cônego do município.

Por iniciativa de Joaquim José de Gois, José Felix do Nascimento e Tiburcio Manoel do Nascimento, foi construído na povoação o seu templo católico, cuja freguesia foi criada pela Lei nº 815, de 30 de abril de 1868, sob o nome de Nossa Senhora da Conceição de Arauá, mudando também o topônimo da povoação para Arauá, nome do afluente próximo do rio Piauí. A resolução nº 848, de 9 de abril de 1870, elevou a povoação à categoria de Vila, desmembrando-a do Município de Estância. E pela Lei de 15 de dezembro de 1938 a Vila de Arauá foi elevada à categoria de cidade.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Conceição da Parida, pela resolução resolução provincial nº 678, de 08-06-1864.

Pela lei provincial nº 815, de 30-04-1868, o distrito de Nossa Senhora da Conceição da Parida passou a denominar-se Nossa Senhora da Conceição de Arauá.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Arauá, pela lei provincial nº 848, de 09-04-1870, desmembrado de Estância. Sede na antiga vila de Arauá. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-02-1873.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Nossa Senhora da Conceição da Parecida para Nossa Senhora da Conceição de Arauá. Nossa Senhora da Conceição da Arauá para simplesmente Arauá.

Geografia

Apresenta temperatura média anual de 24,6°C e precipitação de chuvas média 863,3 mm/ano. O intervalo mais chuvoso é o de março a agosto (outono-inverno). O relevo do município de Arauá é tabular com planícies fluviais onde afloram as rochas cristalinas mais antigas. Os solos são argilosos (Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico e Podzólico Vermelho Amarelo). A vegetação é de Campos Limpos e Sujos, Capoeira e Caatinga. O município está inserido na bacia hidrográfica do rio Piauí. Constituem rios da região, ainda o rio Arauá e o riacho Camboatá.

Economia

A economia do município tem como base a agropecuária. Na agricultura, há produção de laranja, limão, mandioca, manga, maracujá, abacaxi e tangerina. A pecuária explora a criação de bovinos, suínos, eqüinos, ovinos, existindo ainda criação de galináceos.