Aracaju - SE
Aracaju - SE

Capital Aracaju - SE                            
Area (Km²)   21 910,348
Números de Municípios 75
População estimada em 2010 2 068 031

 

 
Boquim 1 - SE Boquim 2 - SE Boquim 3 - SE Boquim 4 - SE

Boquim - SE

Boquim - SE                                   Sergipe - SE                                  
População 25.528
Boquim é um município do estado brasileiro de Sergipe; localizado na região sul do Estado.

História

Segundo estórias populares, cerca de 10 Km da atual cidade de Boquim, o coronel José Batista fundou o povoado de Lagoa Vermelha na primeira metade do século XIX; e em 1857 o mesmo foi elevado a vila de Lagoa Vermelha por meio de lei provincial, com sede no antigo povoado.

No entanto a localidade passou por várias intercorrências que prejudicavam seus habitantes; como surtos de doenças que afetavam o local no inverno e as frequentes enchentes do rio Piauí. Em 1869 a localidade chegou a ficar ilhada por vários dias.

Frente a isso o Padre Manoel Nogueira Cravo, vigário de Lagoa Vermelha, bem como Antônio Manoel da Fraga e o maior Venancio Fernandes lutavam para a transferência da sede para uma localidade próxima, chamada "Boquinha da Mata" (apelidada "Boquim"), cujas terras foram doadas por Antônio Araújo. Em 21 de março de 1870, por meio da Lei provincial nº 836, transfere-se a sede vila de Lagoa Vermelha para a povoação de Boquim. Em 16 de outubro de 1926 é elevado a categoria de município de Boquim, pela lei estadual nº 959. Boquim teve sua grafia alterada para Boquim pelo decreto estadual nº 3334, de 27-01-1976.

A Fonte da Mata

A Fonte da Mata marca um importante capítulo na hitória de Boquim, pois vem dela a origem do nome do Município. Conhecida no período colonial como "Boquinha da Mata" teve o nome deturpado pelo caboclo para "Boquim", originando daí o nome popular da freguesia. Fotos e Histórico da Fonte da Mata

Geografia

O município está localizado dentro do Polígono das Secas, apresenta temperatura média anual de 24,2ºC e precipitação média de chuvas de 1.360 mm/ano, com período mais chuvoso no outono-inverno (março a agosto). O relevo é plano, interrompido por raras zonas residuais mais elevadas, com vales dos cursos de água da região. Os solos da região podem ser rasos, susceptíveis ao encharcamento ou de textura argilosa profundos bem drenados. Vegetação de capoeira, caatinga, campos limpos e campos Sujos. O município encontra-se na bacia hidrográfica do rio Piauí, incluindo ainda os riachos Grilo, das Domingas e do Giranga.
Economia

Boquim destaca-se pela citricultura, produzindo laranja, tangerina, limão, além de maracujá; atividade iniciada a partir da década de 20, quando chegaram as primeiras mudas de laranjeiras “baía”, e incrementada na década de 60 por melhor assistência técnica e subsídios financeiros. Pecuária de bovinos, eqüinos, ovinos e suínos, e a avicultura de galináceos são outras produções importantes na região.

Atrações

Boquim tem como principais atrações a micareta, realizada no início de maio, e a Festa da Laranja, que é realizada em novembro, com palestras sobre os citros e shows artísticos.

Personalidades

Grandes personalidades nacionais são oriundas de Boquim, dentre elas militares e desbravadores bandeirantes, juristas renomados e heróicos policiais federais que engrandecem a comunidade boquinense. O principal é o escritor Hermes Fontes e Celso Pinto de Oliva.