Aracaju - SE
Aracaju - SE

Capital Aracaju - SE                            
Area (Km²)   21 910,348
Números de Municípios 75
População estimada em 2010 2 068 031

 

 
Campo do Brito 1 - SE Campo do Brito 2 - SE Campo do Brito 3 - SE Campo do Brito 4 - SE

Campo do Brito - SE

Campo do Brito - SE                       Sergipe - SE                                     
População 16.766
Campo do Brito é um município brasileiro localizado na região central do estado de Sergipe.

História

A colonização da Região a que pertence o Município de Campo do Brito liga-se às primeiras concessões de sesmarias no vale do rio Vaza-Barris. Os padres jesuítas obtiveram terras em sesmaria, a 10 de março de 1601, "junto à serra da Cajaíba,.na tapera de Pirapoan, entre o vale do Vaza-Barris, a serra de Itabaiana e, subindo o rio, até àquele pico". Da mesma forma, foram dadas terras a Francisco da Silveira e muitos outros, cobrindo todo este sertão.

A tradição guardou o nome de uma família - Brito - que usou estes campos para a criação de seus animais, e que, apesar de não ter deixado vestígios ou descendência conhecida, deu nome ao local

- Campo do Brito.

Acredita-se que o primeiro povoamento que deu origem à atual cidade data de época posterior ao domínio holandês em Sergipe, quando seus remanescentes aí fixaram residência, passando a viver da agricultura e pecuária.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campo do Brito, pela lei nº 135, de 30-01-1845.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Campo Brito figura no município de Itabaiana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campo Brito, pela lei estadual nº 624, de 19-10-1912, desmembrado de Itabaiana. Sede no antigo distrito de Campo do Brito ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1913

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Geografia

Parte de seu território encontra-se dentro do polígono das secas, com temperaturas médias anuais de 24,5°C e precipitação média de chuvas de 1178,7 mm/ano, mais predominante de março a agosto (outono-inverno). O relevo é caracterizado por uma superfície de pediplanos, com formas mais comuns de tabuleiros, colinas e cristas. A vegetação do município varia da Capoeira, Caatinga, Campos Limpos e Sujos. Campo do Brito está inserido na bacia hidrográfica do rio Vaza-Barris, outros rios importantes da região são o Lombada e Traíras.

Economia

As receitas municipais vêm pricipalmente da agricultura (mandioca, manga, laranja, maracujá e feijão), pecuária (bovinos, suínos e eqüinos) e avicultura de galináceos.