Aracaju - SE
Aracaju - SE

Capital Aracaju - SE                            
Area (Km²)   21 910,348
Números de Municípios 75
População estimada em 2010 2 068 031

 

 
Neópolis 1 - SE Neópolis 2 - SE Neópolis 3 - SE Neópolis 4 - SE

Neópolis - SE

Neópolis - SE                                 Sergipe - SE                                   
População 18.511
Neópolis é um município brasileiro do estado de Sergipe.

História

Neópolis é uma cidade histórica que viveu muitos anos sob o domínio dos holandeses, comandado pelo príncipe Maurício de Nassau que inclusive residiu na cidade. Foi ele quem construiu o então forte de Keer de Koe, que depois foi tomado do poder pelos portugueses, os frades transformaram na belíssima Igreja do Rosário. Do forte havia ligação subterrânea para o corpo da guarda (onde hoje está construído o prédio da secretaria de Ação Social) para a casa do príncipe e de lá para a rocheira (que fica as beiras do Rio São Francisco). Em caso de saque, essas passagens secretas funcionavam como ponto de fuga.

Em 08 de outubro de 1679 foi elevada a categoria de freguesia. A Antônio de Brito Castro foi feita a doação pelo Rei D.João IV sob o compromisso de construir casa de câmara, cadeia , pelourinho e trinta casas para moradores com os quais seria a vila povoada. Em 1733, o termo de Villa Nova foi desmembrado do Santo Amaro das Brotas, e elevado oficialmente à categoria de Vila Nova Real D’el Rei. Em 06 de março de 1835 graças a lei provincial recebe a categoria de comarca com o nome de Vila Nova do São Francisco, compreendendo seu termo o de Propriá e de Porto da Folha. Em 1857 a comarca foi transferida para Propriá. Medida que foi reparada tempos depois. A lei estadual 583, de 23 de novembro de 1910, elevou a vila à categoria de cidade com a mesma denominação de Villa Nova, sendo seu primeiro prefeito Antônio Ataíde. O decreto de lei 272, da Interventor ia Federal no Estado, de 30 de abril de 1940, dá a cidade a designação de Neópolis (que significa cidade nova).

Geografia

Localiza-se a uma latitude 10º19'12" sul e a uma longitude 36º34'46" oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Sua população estimada em 2004 era de 20 141 habitantes. A densidade demográfica é de 75,5 hab/km²

Possui uma área de 249,9 km².

A cidade fica situada a 121 km da capital do estado, Aracaju. Situada às margens do Rio São Francisco, o município tem uma vista maravilhosa do rio e destaca-se por possuir em sua praça principal duas igrejas católicas, uma de frente para a outra.

O tipo de vegetação do município é o cerrado, porém a degradação ambiental é muito grande na região, pois atualmente, as manchas de cerrado estão sendo substituídas por plantações de cana-de-açúcar e pastagem.

No período de 1991 a 2000 o Índice de Desenvolvimento Urbano de Neópolis cresceu e passou de 0,547 em 1991 para 0,621 em 2000. A dimensão que mais contribuiu foi a educação com 45,1%. Em relação aos outros municípios do Estado, Neópolis se encontra numa posição intermediária com a 35ª colocação, sendo que, 34 municípios estão em situação melhor e 40 município sergipanos estão em situação igual ou pior.

Turismo

Neópolis possui um dos mais tradicionais carnavais do Estado e do Nordeste. Considerado o 2º. melhor carnaval de rua do mundo, ficando atrás somente do carnaval de Olinda em Pernambuco É conhecida como a capital sergipana do frevo. A cidade foi influenciada pela festa de rua e, até hoje, realiza os tradicionais desfiles de blocos puxados por bandas, conhecido como Zé Pereira. A festa começou pequena, apenas com os habitantes do próprio município e regiões vizinhas, como a cidade alagoana de Penedo. Entretanto, hoje, a festa cresceu e agrega gente de vários Estados brasileiros e também de vários outros países do mundo, dos quais os mais presentes são alemães, ingleses e orientais.