8fd635fd
São Paulo - SP

Capital São Paulo - SP                     
Area (Km²)   248.209.426
Números de Municípios 645
População estimada em 2010 41.252.160

 

 
Águas de Lindóia 1 - SP Águas de Lindóia 2 - SP Águas de Lindóia 3 - SP Águas de Lindóia 4 - SP

Águas de Lindóia - SP

Águas de Lindóia - SP                        São Paulo - SP                                  
População 17.261
Águas de Lindóia é um município do estado de São Paulo.

Abrange uma área de 60 km².

História

Os tropeiros que viajavam para o planalto goiano, passando por Minas Gerais, foram os maiores divulgadores dos poderes das águas da região. Estes tropeiros se demoravam no local porque já sabiam das propriedades das águas curativas.

Assim começou, através desta gente simples, a divulgação do poder das águas. Em 1915, o médico italiano Francisco Antonio Tozzi, da comarca de Serra Negra, mudou-se para Águas de Lindoia e iniciou os estudos sobre as curas de doenças de pele e reumatismo. Turistas e cientistas chegaram de toda a parte. Hoje, a infraestrutura da estância é ampla e variada.

Além de seus recursos termais, no município também encontram-se malharias, empresas de engarrafamento de água mineral e também o artesanato.

Estância hidromineral

Águas de Lindoia é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Geografia

A altitude média do município é de 945 metros, atingindo seu ponto mais alto no Morro Pelado, aos 1.400 metros de altura. Por estas características goza de um clima agradável, classificado como transição entre subtropical e tropical de altitude.

No censo de 2000 sua população somava 16.190 habitantes, predominantemente na área urbana (apenas 727 pessoas na zona rural).

Hidrografia

    Rio Moji-Guaçu

Administração

    Prefeito: Martinho Antonio Mariano (2009/2012)
    Vice-prefeito: Antonio Nogueira
    Presidente da câmara: Joel Raimundo de Sousa (2009/2010)