8fd635fd
São Paulo - SP

Capital São Paulo - SP                     
Area (Km²)   248.209.426
Números de Municípios 645
População estimada em 2010 41.252.160

 

 
Altinópolis 1 - SP Altinópolis 2 - SP Altinópolis 3 - SP Altinópolis 4 - SP

Altinópolis - SP

Altinópolis - SP                                   São Paulo - SP                                  
População 15.609
Altinópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo.

Localiza-se a uma latitude 21º01' sul e a uma longitude 47º22' oeste. Sua população estimada em 2010 era de 15.609 habitantes. Possui uma área de 929,426 km². Dista 346 km da capital estadual. É conhecida pelas suas atrações turísticas, como as esculturas de Bassano Vaccarini e as inúmeras cachoeiras e grutas.

História

O que já foi o Distrito “Mato Grosso de Batatais”, um plebiscito definiu seu nome para Altinópolis, em homenagem ao presidente do Estado de São Paulo Altino Arantes. O município teve início com a vinda de imigrantes para a lavoura da região e, como não podia deixar de ser para a época, uma estação de trem surgiu em 1909 para perpetuar o lugar.

A linha férrea até Ribeirão Preto hoje está infelizmente abandonada. Mas, a referida estação, ainda bem conservada, era a que ficava no ponto mais elevado do trecho que ia até Minas Gerais. Aliás, do mirante do Morro do Parque Municipal, a 1.200m de altitude, tem-se uma visão de 360º e pode-se avistar 16 municípios ao seu redor, localizado no parque da Santa Cruz.

Turismo

Altinópolis oferece tanto o eco-turismo quanto um turismo cultural. A riqueza de sua natureza se traduz nos rios, cachoeiras, grutas e imensa área verde. De outro lado, sua importância cultural se mostra nas obras do artista plástico Bassano Vaccarini, que estão espalhadas por toda a cidade. Em Altinópolis cinco rios nos dão 35 quedas d'água. São cachoeiras e cascatas para todos os gostos. E uma delas tem 72 metros de altura. Oito grutas devidamente catalogadas fazem parte do seu roteiro turístico, destacando-se a Gruta do Itambé, que oferece uma fachada de 28 metros de altura e uns 350 metros de galerias. A Secretaria do Turismo dá aos visitantes suporte de informações necessárias e, o estande do município fez sucesso no último Salão São Paulo de Turismo. Mas o deleite para os olhos são as obras de Bassano Vaccarini, em especial a Praça das Esculturas.

Festas tradicionais

Altinópolis possui algumas festas tradicionais em seu calendário anual. Destacam-se a Festa de Santos Reis, a Expoal e a Quermesse.

Festa de Santos Reis

As festas em homenagem aos Três Reis Magos, realizadas no mês de janeiro, ocorrem há várias décadas nas cercanias de Altinópolis. A peregrinação de fiéis, a encenação e os cantos ainda se mantêm como um forte costume nas áreas rurais, tanto em Altinópolis quanto em Santo Antônio da Alegria. A festa realizada em Altinópolis tem como seu principal expoente Antônio (Tonico) Frighetto. Em 1971 seu objetivo de reunir em um só dia e em um só local todas as folias (conjuntos) de Santos Reis tornou-se realidade e perpetua-se até os dias de hoje. No mês de janeiro a Praça da Matriz recebe, por três dias, um palco onde folias de Reis de todo o Brasil se apresentam. Ao redor da praça instalam-se pequenas barracas de comércio e de alimentação, além de um parque recreativo.

Expoal

A Expoal - Feira de Exposição Agropecuária de Altinópolis - realiza-se no Parque da Santa Cruz geralmente nos meses de março ou abril e tem duração de uma semana. Realizada há mais de 30 anos, a Expoal reúne exposição de animais, shows e opções de alimentação. Há exposição de gado, vacas leiteiras, cavalos, além de animais de pequeno porte. As competições, como prova do tambor e rodeios são realizados durante a semana da festa. Todas as noites há shows de duplas sertanejas ou conjuntos de música popular. Durante a semana ocorre o festival de calouros, momento em que jovens cantores e bandas de Altinópolis e região mostram seu potencial. O evento ainda possui um parque de diversões montado especialmente na época da festa. No quesito alimentação, destacam-se as tendas que vendem comida típica. Destaca-se o caráter voluntário dos trabalhadores da área de alimentação e a arrecadação com fins filantrópicos. No Parque da Santa Cruz localiza-se o mirante da cidade, local onde é possível avistar toda a cidade e suas vizinhas.

Hidrografia

    Rio Sapucaí
    Ribeirão Araraquara
    Rio Pardo

Administração

    Prefeito: Marco Ernani Hyssa Luiz (2009/2012)
    Vice-prefeito: Luís Valter Ferreira
    Presidente da câmara: Ívano José Zuccolotto Filho (2011/2012)