8fd635fd
São Paulo - SP

Capital São Paulo - SP                     
Area (Km²)   248.209.426
Números de Municípios 645
População estimada em 2010 41.252.160

 

 
Assis 1 - SP Assis 2 - SP Assis 3 - SP Assis 4 - SP

Assis - SP

Assis - SP                                           São Paulo - SP                                  
População 95.156
Assis é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo.

Situa-se a 22º 39' 42" de latitude sul e 50º 24' 44" de longitude oeste, distante 434 km da capital estadual. Seu território de pouco mais de 462 km² abriga uma população de 95 156 habitantes (IBGE/2010).

História

O primeiro desbravador do Sertão do Paranapanema foi José Teodoro de Souza, que saiu de Pouso Alegre com destino à Província de São Paulo penetrando em direção a Mogi Mirim e em seguida Botucatu.

De Botucatu José Teodoro passou pelas vertentes do Rio Pardo, atravessou os campos que ficam do lado de Lençóis e São Domingos e chegou até o Ribeirão da Figueira, pouco além da foz do Rio Tibagi. Regressou a Botucatu e conseguiu registrar a sua posse, perante o vigário de Botucatu, assegurando seus direitos para recorrer ao processo de legitimação de suas terras.

Após conseguir a legitimação de sua posse, José Teodoro, fundou um povoado na margem esquerda do Rio Novo, que recebeu o nome de São José do Rio Novo, posteriormente chamado de São José dos Campos Novos do Paranapanema, com a finalidade de atrair povoadores para o sertão do Paranapanema.

A notícia que a posse de José Teodoro tinha solo muito fértil provocou as primeiras aquisições de terras. Uns dos primeiros adquirintes de terras da região foram Francisco de Assis Nogueira e José Machado de Lima, que adquiriram a margem direita e esquerda do rio Pari, que passou a constituir a chamada Fazenda Taquaral.

Em 1º de Julho de 1905 o Capitão Francisco de Acis Nogueira efetivou a doação de 80 alqueires de terras de lavrado à igreja, para patrimônio de uma Capela, sob a tríplice evocação do Sagrado Coração de Jesus, de São Francisco de Assis e da Obra – Pio do Pão de Santo Antonio (Fundação de Acis).

Em torno da Capela, foram surgindo as primeiras casas do povoado, que pertenciam a jurisdição do município de Campos Novos do Paranapanema (atual Campos Novos Paulista).

O desenvolvimento do povoado foi devido exclusivamente, ao avanço dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que chegaram ao povoado de Acis em 1914. Em 1915, pela Lei Estadual nº 1.496, de 30 de dezembro de 1915, o povoado foi elevado a Distrito de Paz. Dois anos depois, foi criado o Município de Acis pela Lei Estadual nº 1.581 de 20 de dezembro de 1917.

Em 6 de abril de 1918, os vereadores elegeram o primeiro prefeito: João Teixeira de Camargo. Em 8 de abril de 1918, foi aprovado o Regimento Interno da Câmara e adotado o Código de Posturas Municipais de Itatiba, para o município de Acis. A estrada de Ferro Sorocabana foi a responsável pela rápida escalada de Acis, que já em 20 de Março de 1918 passou à sede de comarca. Também abriu caminho para chegada do café, tornando Acis o ponto de convergência de toda a região e base de operação para a colonização do Paraná.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º39'42" sul e a uma longitude 50º24'44" oeste, estando a uma altitude de 546 metros.

Possui uma área de 462,705 km².

Clima

O clima de Assis é sub-tropical úmido, com temperatura média anual de 21,5º.A temperatura da cidade varia muito no mesmo dia,o que dificulta uma média exata.

Hidrografia

A hidrografia do município é pertencente à bacia hidrográfica do Médio Parapanema - Rio Paranapanema.

    Capivara
    Cervo
    Jacu
    Pavão
    Tucuruvi
    Palmitalzinho
    Fortuna
    Matão

Solo

O solo do município é arenoso com cor predominante vermelho-escuro que também está presente em toda a região

Vegetação

Campos e cerrados.

Esporte

Futebol

Assis também se destaca no esporte. Nos anos 80 o Vila Operária Clube Esporte Mariano, equipe de futebol já extinta, chegou a disputar o quadrangular final do campeoanato paulista A2. Hoje o Clube Atlético Assisense representa a cidade no campeonato paulista da quarta divisão.

Ciclismo

Há alguns anos uma equipe de ciclismo profissional representa a cidade nas principais competições brasileiras da modalidade.

Basquete

Com certeza o maior destaque do esporte assisense. O |Assis Basket fundado em 2004 conseguiu o acesso a divisão especial do campeonato paulista e ficou com o vice campeonato. Desde 2008, a equipe participa da primeira divisão do NBB; o campeonato brasileiro de basquete.

Educação

O município é considerado um importante centro educacional e tecnológico por ser a único da América Latina a abrigar o curso superior de Biotecnologia oferecida pela Unesp - Universidade Estadual Paulista.

Possui também 4 estabelecimentos de ensino superior.

Turismo

    Turismo Rural - Água da Fortuna
    Floresta Estadual De Assis (Horto Florestal)
    Parque Buracão "João Domingos Coelho"
    Bispado
    Cinema Municipal "Piracaia"
    Assis Plaza Shopping
    Teatro Municipal "Pe Enzo Ticinelli"
    MAHA - Museu e Arquivo Histórico de Assis - Casa de Taipa "José de Freitas Garcez"
    MAPA - Museu de Arte Primitiva "José Nazareno Mimessi"
    Museu de Artes Sacras
    Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Catedral
    Centro Cultural "Dona Pimpa"
    Estação Parada das Artes
    Concha Acústica "Cornélio Fortuna - O Maestro"

Administração

    Prefeito: Ézio Spera (2009/2012)
    Vice-prefeito: João Rosa da Silva Filho
    Presidente da câmara: Célio Diniz (2010/2011)