Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Águas Mornas 1 - SC Águas Mornas 2 - SC Águas Mornas 3 - SC Águas Mornas 4 - SC

Águas Mornas - SC

Águas Mornas - SC                                    Santa Catarina - SC                                  
População 5.546
Águas Mornas é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Localiza-se a uma latitude 27º41'38" sul e a uma longitude 48º49'25" oeste, estando a uma altitude de 70 metros(sede municipal), possui uma área de 360,757 km². O município foi emancipado político-administrativamente de Santo Amaro da Imperatriz, em 19 de dezembro de 1961, e instalado oficialmente em 29 de dezembro de mesmo ano.Suas principais atividade econômica são: agropecuária e turismo.

É conhecida por suas águas termominerais que são consideradas entre as melhores do mundo.

Atrai milhares de turistas nas suas piscinas com água a 39°C o ano inteiro. Recomendável para tratamento de reumatismo, aparelho digestivo, aparelho renal e renovesical, doenças do coração, doenças metabólicas, prevenção de cáries, sistema nervoso, stress, tratamento de pele e osteoporose.

História

A história de Águas Mornas do início do século XVIII. No século XIX em seu território foram fundadas três colônias com imigrantes alemães. Em 1837 foi fundada a Colônia Vargem Grande, em 1847 a de Santa Isabel e, em 1860, a de Teresópolis. Dentre outros imigrantes tem-se notícia de Alberto Probst, Guilherme Westphal, Frederico Kirchner, Luiz Bran e Pedro Schmitz. Nesta época chega de Metelen Anton Lehmkuhl, mais conhecido como coronel Antônio Lehmkuhl. A imigração intensificou-se, havendo, de começo, um relativo progresso na localidade, cujo primeiro nome foi Teresópolis.

Já em 1886, a nova colônia foi elevada à categoria de distrito. Mas seu ritmo de desenvolvimento decresceu e só em 19 de dezembro de 1961, através da lei nº 790, ocorreu sua emancipação política, sendo o novo município instalado na localidade de Águas Mornas em 29 de dezembro de 1961, sendo nomeado José Hygino Martins o primeiro prefeito do município(1961 a 1961). Em 1963 foi eleito o senhor Paul Esser.

Indicações Terapêuticas das Águas Termais

As águas termais do Município de Águas Mornas são classificadas como mesotermais radioativas, com temperatura constante em torno de 39°C. As águas emergem de terrenos pré-cambrianos e apresentam teor de radioatividade, termalidade e baixa meneralização que as qualificam entre as melhores do mundo. Sua origem deve-se a um derrame triássico, que situou-se nas áreas dos municípios de Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz. As rochas dominantes são os micaschilos e os gneiss, cortados por veias de diábases, pegmatitos e pelo granito.

A origem dessa água, que emerge de terrenos pré-cambrianos, é um derrame triássico, que invadiu toda a região de Águas Mornas e do município vizinho de Santo Amaro da Imperatriz.


    Reumatismo: Artrite, artrose, gota e dores reumáticas em qualquer parte do corpo
    Aparelho digestivo: Os bicarbonatos encontrados nas águas controlam o nível de acidez e suco gástrico no estômago, além de serem estimulantes das funções digestivas. Os bicarbonatos são indicados para o tratamento de colocistite-atonis gástrica, intestinal e vesical, dispepsia e doenças hepáticas
    Aparelho renal e renovesical: Pielite, piolonefrite, cistites não infeccionadas, nefrite crônica e eliminação das calculoses renal e uretra.
    Doenças do coração: O potássio encontrado nas águas ajuda a liberar certas enzimas e hormônios que podem ajudar a prevenir doenças do coração. O potássio é importante na concentração muscular e na transmissão nervosa
    Doenças metabólicas: Produz equilíbrio metabólico em uso hidropínico, recomendável no tratamento de artrites reumatóides e anti-toxinas
    Prevenção de cáries: O flúor encontrado nas águas ajuda na prevenção de cáries, além de manter o nível adequado de acidez no sangue
    Sistema nervoso: O sódio encontrado nas águas é um eletrólito importante para a transmissão nervosa e equilíbrio de fluídos no organismo. Calmamente pela ação relaxante das tensões neuropsíquicas, tensão nervosa e a ansiedade
    Stress: O lítio encontrado nas águas tem suas propriedades desejáveis no tratamento de stress para pessoas com desvio de conduta e no tratamento de pessoas depressivas
    Tratamento de pele: O silício encontrado nas águas é o “mineral da beleza”, responsável pela maciez da pele, cabelos, dentes, unhas e ossos fortes. É atribuído ao silício a longevidade. O silício desempenha papel importante no sistema ósseo, vascular, nervoso, respiratório, além do tratamento das dermatites alérgicas, como: urticária, eczema, psoríase e ptiríase.
    Osteoporose: O cálcio encontrado nas águas previne a osteoporose e ajuda a manter a pressão baixa. O cálcio é fundamental para o fortalecimento de ossos e dentes e auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico, coagulação sanguínea e pressão arterial.

Instruções para Uso das Águas Termais

    Banhos de Banheira: 15 minutos a 39°C. duas vezes ao dia. Depois de cada banho, descansar, deitado, durante 15 minutos.
    Piscinas Termais: banhos com duração de 15 minutos, movendo-se lentamente.

Reservas Ambientais

Uma parte considerável de seu território faz parte do Parque Estadual do Tabuleiro, maior Unidade de Conservação em Santa Catarina, representando 1% do estado catarinense, é um dos habitats naturais críticos na região da América Latina e do Caribe.

Outra Unidade de Conservação do município é a RPPN Rio das Lontras, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural criada para proteção da biodiversidade da Mata Atlântica.