Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Alfredo Wagner 1 - SC Alfredo Wagner 2 - SC Alfredo Wagner 3 - SC Alfredo Wagner 4 - SC

Alfredo Wagner - SC

Alfredo Wagner - SC                                  Santa Catarina - SC                                  
População 9.410
Alfredo Wagner é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Localiza-se a uma latitude 27º42'01" sul e a uma longitude 49º20'01" oeste, estando a uma altitude de 480 metros e a 111 quilômetros de Florianópolis.

As primeiras tentativas de colonização de Alfredo Wagner foram feitas por dezenove soldados, nas proximidades do Morro do Trombudo. A empreitada, porém, não teve êxito devido à neve abundante e às chuvas que por três anos assolaram a região. Augusto Lima, em 1893, estabeleceu-se na barra dos rios Adaga e Caeté, acompanhado de alguns colonos. O local passou a se chamar "Barracão" – o primeiro nome de "Alfredo Wagner". O nome atual é uma homenagem a um dos homens que mais trabalhou pela emancipação político-administrativa do município, desmembrado de Bom Retiro.

História

A história de Alfredo Wagner começa quando um ilustre republicano, partidário dos Farrapos e com intensa atividade nos Campos de Lages e incursões na Laguna, o coronel Serafim Muniz de Moura, com seus familiares, foi o primeiro a estabelecer-se no município. O fato ocorreu em meados de 1840.

Alfredo Wagner teve como povoadores, soldados-colonos, chegando o Império brasileiro a criar, em seu território, em 1853, a Colônia Militar de Santa Teresa.

Apenas mais tarde, com a chegada de colonos de ascendência germânica, houve uma evolução satisfatória, em Barracão, tal o nome que passou a ter, a partir de 1890.

Em 1893, quando fugia, junto com um grupo de soldados, de possíveis vinganças da Revolução Federalista, o Soldadinho, doente, perdeu-se do grupo e foi encontrado dias mais tarde, congelado. O túmulo, construído no local, é muito visitado e os moradores mais antigos que acreditam que o Soldadinho faz milagres.

A instalação do novo município verificou-se em 29 de dezembro de 1961. Seu prefeito eleito foi o senhor Alfredo Wagner Júnior e coincidentemente a lei criadora da sua autonomia, designou-o Alfredo Wagner.

Geografia humana

Na zona rural moram 70% da população, a água na zona urbana obtida através do tratamento da água ro Rio Caeté, obtida de fontes naturais ou mesmo de arroios. A eletrificação atinge 85% das propriedades. Para conter o êxodo, a prefeitura incentiva o aumento da produção agrícola, através de programas específicos e implantou um convênio com um abatedouro de Rio do Sul para criação de suínos, em sistema de parceria, pelas famílias dos agricultores. A prefeitura também adquiriu resfriadores de leite e está intermediando a venda do produto em quatro empresas de grande porte.

Por possuir um bom acesso por asfalto e uma localização privilegiada que triangula uma distância média de 80 quilômetros com as cidades de Lages, Florianópolis e Rio do Sul, a administração municipal também espera uma rápida industrialização a partir dos próximos anos e tem oferecido isenção total de impostos e tributos municipais e até mesmo a cessão de terreno para instalação de unidades fabris.

Uma das atrações é a Reserva Rio das Furnas, localizada na pequena localidade de São Leonardo (Alfredo Wagner), na Serra dos Faxinais, no Alto da Boa Vista.

Colonização

Principalmente de origem alemã e italiana, com considerável presença de tiroleses de língua italiana (trentinos).
Referências