Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Anita Garibaldi 1 - SC Anita Garibaldi 2 - SC Anita Garibaldi 3 - SC Anita Garibaldi 4 - SC

Anita Garibaldi - SC

Anita Garibaldi - SC                                   Santa Catarina - SC                                  
População 8.627
Anita Garibaldi é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Localiza-se a uma latitude 27º41'21" sul e a uma longitude 51º07'48" oeste, estando a uma altitude de 885 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8 627 habitantes.

Possui uma área de 606,12 km². O clima é o mesotérmico úmido, com temperatura média anual de 16°C.

O nome é uma homenagem à "heroína de dois mundos" - Anita Garibaldi. Há também outro município no Estado de Santa Catarina cujo nome é homenagem a Anita: Anitápolis.

História

O nome do município, traduz a homenagem que os catarinenses prestam a grande figura da ilustre mulher, nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro e famosa no Brasil e no mundo, com o nome de Anita Garibaldi, herdado de seu segundo marido, Giuseppe Garibaldi. Este representa, pelo seu idealismo e pelo papel histórico que desempenhou, um personagem grato aos brasileiros, uruguaios, argentinos, e sobretudo aos italianos, sendo conterrâneos, que tiveram em sua límpida espada, a que unificaria a Itália.

Aquela, por sua vez, é carinhosamente bem lembrada pelos povos acima, e também na França, onde (em Nice), repousam seus restos mortais.

Já nos primeiros anos da fundação de Lages, o território do município ora enfocado, deve ter sido percorrido pelos povoadores paulistas e gaúchos. Mas a colonização propriamente dita, só teve início em 1910, quando em suas terras se estabeleceram, Paulino Granzotto, juntamente com seus irmãos Ângelo e José.

Além da família Granzotto, devem ser lembradas, como pioneiras, as seguintes: Benevenutto Mengazzo, Eduardo Salmária, Luiz Gazetti, João Pacheco de Andrade, Bernardino A. Ribeiro, Francisco José Ribeiro e Joaquim Firmino Varela.

Os 851 km² de Anita Garibaldi, compostos de campos, pinheirais e terras férteis, faziam parte, antigamente, da zona conhecida por "Rincão dos Baguais", em alusão ao grande número de eqüinos aí existentes.

Em 1930 foi elevado à categoria de distrito de Lages, e só bem depois, ou seja, em 17 de julho de 1961, através da lei nº 730, conquistou sua autonomia política.

A instalação do município verificou-se em 4 de dezembro de 1961. José Pereira Neves, foi o primeiro prefeito eleito.