Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Anitápolis 1 - SC Anitápolis 2 - SC Anitápolis 2 - SC Anitápolis 4 - SC

Anitápolis - SC

Anitápolis - SC                                            Santa Catarina - SC                                  
População 3.214
Anitápolis é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

localizado na área da Grande Florianópolis, a cerca de 85 km da capital do estado. É servida pela rodovia SC-207 (antiga SC-407), que a liga a Rancho Queimado e a Florianópolis (via BR-282, ao norte) e aos municípios de Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna e Braço do Norte (ao sul).

História

Encravada entre montanhas da Serra Geral, Anitápolis é mais uma cidade cujo nome homenageia a legendária guerreira Anita Garibaldi, a mulher que, na luta por seu ideal, após ativa participação na Guerra dos Farrapos, e, como conseqüência desta, na República Juliana, (em sua terra, a Laguna), no Uruguai, na Argentina e na Itália, morreu neste último país, com apenas 28 anos de idade. Assim, a "Heroína dos Dois Mundos", tem em seu estado natal, dois municípios com nomes em sua homenagem.

A história do município ora em apreço, prende-se fundamente, à de Santo Amaro da Imperatriz, do qual foi desmembrado.

Sua população descende, em grande parte, de colonos de origem alemã, que já em meados do século XIX, começaram a povoar-lhe as terras.

Em 1917, era elevado à categoria de distrito, fato que, por certo, seria bem anterior, se muitos colonos descontentes com a topografia ingrata do município, não houvessem imigrado para outras plagas.

Anitápolis conquistou sua autonomia política, em 19 de dezembro de 1961, através da lei nº 789. A instalação da nova comuna, ocorreu em 29 de dezembro de 1961.

Seu primeiro prefeito eleito foi o senhor Lauro Beppler.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 27º54'07" sul e a uma longitude 49º07'43" oeste, estando a uma altitude de 430 metros. Possui uma área de 576,42 km². Sua população estimada em 2006 era de 2 990 habitantes. O nome é uma homenagem à "heroína de dois mundos" - Anita Garibaldi. Há também outro município no estado de Santa Catarina cujo nome é homenagem a Anita: Anita Garibaldi.

A cidade é cortada pelo rio do Povoamento, a montante do qual (a cerca de 500 m da cidade) foi construída uma pequena usina hidrelétrica para abastecer a cidade, hoje desativada. As pequenas barragens e a queda d'água do local hoje servem como área de lazer para os moradores. Ao redor existem várias churrasqueiras e uma lanchonete contruída pela prefeitura e mantida por particulares através de concessão. A jusante, ao atravessar a cidade, o rio recebe vários derrames de esgoto de casas à beira, o que contribui para a poluição da bacia do rio Tubarão e depõe contra a vocação turística da cidade.

Relevo

O relevo é muito acidentado, havendo elevações que atingem aproximadamente 1000 m de altitude. A agricultura, predominantemente a cultura da cebola, é feita nas várzeas.

Destaques

Cachoeira da Usina e a Serra da Garganta. Turismo rural: pousadas do programa Acolhida na Colônia. Trilhas ecológicas: Trilha do Índio, na subida da Serra Geral, em direção a Urubici.

Educação

Durante muito tempo foi mantida uma instituição para educação de menores, o "Patronato Agrícola", desativado no governo de Getulio Vargas.

Curiosidade

Durante a revolução que colocou Getúlio Vargas no poder ocorreu a Batalha da Garganta num dos acessos do município.