Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Balneário Piçarras 1 - SC Balneário Piçarras 2 - SC Balneário Piçarras 3 - SC Balneário Piçarras 4 - SC

Balneário Piçarras - SC

Balneário Piçarras - SC                            Santa Catarina - SC                                  
População 17.074
Balneário Piçarras, (originalmente Piçarras) é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina.

Localiza-se a uma latitude 26º45'50" Sul e a uma longitude 48º40'18" Oeste, estando a uma altitude média de 18 metros. Sua população estimada em 2008 era de 14.490 habitantes.

Possui uma área de 85,761 km².

Em 2005, um plebiscito alterou o nome do município para Balneário Piçarras.

Balneário-vedete dos anos 70, Piçarras hoje é chamada praia de elite. O carinhoso título de "Namorada do Atlântico" também ajuda a provar que não é por acaso. Também foi considerada em 2001 a "Capital Brasileira do Jet Ski".

História

Situado no litoral norte de Santa Catarina, a 110 quilometros da capital Florianópolis, Piçarras sugiu da vocação natural que o povo português tem pela pesca.

Na segunda metade do século XVIII, pescadores de origem portuguesa, a partir de São Francisco do Sul, descem a costa em busca de baleias.

Alguns desses desbravadores se fixam no pedaço de terra do litoral catarinense que mais avança pelo mar, ao qual chamam Ponta do Itapocorói, núcleo inicial do município de Piçarras.

Na Ponta do Itapocorói os pescadores de baleias fundam uma armação de baleias, a armação do Itapocorói, e aos poucos moradores que já se espalham ao longo da costa passam a ser visitados com mais freqüência por comerciantes do Rio de Janeiro.

Com a extinção progressiva da baleia, muda o panorama econômico e político da região e os distritos em torno de Armação vão aos poucos se emancipando.

Piçarras torna-se município em 14 de dezembro de 1.963.

Hoje com cerca de 12.000 habitantes, chega a receber na temporada de verão cerca de 100 mil turístas, que vêm em busca da combinação harmoniosa da mata atlântica, com o mar e o rio que corta a cidade.

Esportes náuticos, pesca e passeios de barco, além do ótimo mar para banho e completa intra estrutura são os atrativos do município.

O nome Piçarras tem origem na piçarra, rochas de argila abundantes no subsolo do município.

O seu nome vem de rochas argilosas encontradas no subsolo do município, a qual é conhecida como "piçarro". A povoação do atual município de Balneário Piçarras se iniciou por volta de 1758, tendo sido território de São Francisco do Sul e de Penha antes de sua emancipação política, que se deu em 14 de dezembro de 1963.

Qualidade de vida

Em 1991, Balneário Piçarras possuia um IDH de 0,709.Em 9 anos conseguiu atingir o IDH 0,799 (considerado bom pelas Nações Unidas).

Filhos Ilustres

    Alessander Lenzi (campeão mundial de Jet Ski)
    Raul Passos (pianista, maestro, compositor e poeta)
    Norberto Cândido Silveira Júnior (jornalista e contista)