Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Bandeirante 1 - SC Bandeirante 2 - SC Bandeirante 3 - SC Bandeirante 4 - SC

Bandeirante - SC

Bandeirante - SC                                         Santa Catarina - SC                                   
População 2.906
Bandeirante é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

História

A colonização da região onde hoje está localizo o município de Bandeirante começou no início por volta de 1940. Descendentes de imigrantes italianos e alemães deixaram o Rio Grande do Sul, especialmente a Serra Gaúcha, e desbravaram o Extremo Oeste do Estado, estimulados pela possibilidade de enriquecer extraindo madeira, com destaque para o pinheiro. Os colonizadores vieram através da Colonizadora Rui Luchesi e se instalaram, em sua maioria, às margens do Rio das Flores.

Cidade formada normalmente por famílias de origem italo-Germânica, cujos idiomas ainda são praticados por muitas pessoas, o idioma alemão com maior freqüência. O saudoso e glorioso passado marca um período heróico e até romântico que se faz presente no nosso cotidiano. Bandeirante terra de agricultores, gente simples, simpática e hospitaleira em todos os lares. Banda e muito chop completa a festa. É assim que Bandeirante, terra de guerreiros, terra de bravos lutadores, de grandes heróis e heroinas, do futebol, do balãozinho, do coral sempre animado. Terra de boa esperança, do bom humor e do espírito fraterno. Esse jovem é a nossa Bandeirante, vale das flores cheia de encanto e magia, lugar santo e inesquecível.

A Cidade de Bandeirante recebeu esta denominação por influência do seu modelo de colonização. Quando os pioneiros aqui chegaram, deixaram marcas idênticas e dos autênticos Bandeirantes. O desbravamento de cada área onde se instalavam era organizado por bandeiras, em homenagem a estas pessoas Bandeirante recebeu este topônimo.
Formação Administrativa.

Distrito criado com a denominação de Bandeirante, pela lei municipal nº 8, de 24-05-1956, subordinado ao município de São Miguel D`Oeste.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bandeirante figura no município de São Miguel D`Oeste.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bandeirantes, pela lei estadual nº 9924, de 29-09-1995, desmembrado de São Miguel D`Oeste. Sede no antigo distrito de Bandeirante. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 26º46'07" sul e a uma longitude 53º38'18" oeste, estando a uma altitude de 517 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.900 habitantes. Possui uma área de 147,32 km².