Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Bela Vista do Toldo 1 - SC Bela Vista do Toldo 2 - SC Bela Vista do Toldo 3 - SC Bela Vista do Toldo 4 - SC

Bela Vista do Toldo - SC

Bela Vista do Toldo - SC                          Santa Catarina - SC                                  
População 6.004
Bela Vista do Toldo é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Localiza-se a uma latitude 26º16'24" sul e a uma longitude 50º27'52" oeste, estando a uma altitude de 752 metros. Sua população estimada em 2008 era de 6.111 habitantes.

Possui uma área de 527,82 km².

História

Terra originalmente habitada pelos índios caingangues. Antes da Guerra do Contestado a região onde hoje fica Bela Vista do Toldo era passagem de tropeiros, que transportavam gado, couro e charque do Rio Grande do Sul para Minas Gerais e São Paulo. Ali eles paravam para descansar e, por volta de 1880, surgiram pequenos povoados na região do Planalto Norte.

Após o período da Guerra do Contestado, alguns imigrantes poloneses chegaram às terras da região. Abriram picadas nas florestas densas, tiveram contatos com indígenas e construíram as primeiras casas nos arredores de Canoinhas, antiga Santa Cruz. Época em que o território ainda pertencia ao Paraná.

Já por volta de 1908 chegam os primeiros colonizadores, dentre eles Estanislau Schumann, o qual era um foragido do exercito, condenado por extorsão militar e civil, e João e Camilo Corrêa. Com o passar dos anos um vilarejo se formou, havendo relatos de que outras pessoas já se fixavam no local, além de alguns índios. Após chegaram os imigrantes ucranianos, também conhecidos por "polacos", alemães e italianos, e mais tarde os japoneses, muitos deles fugindo da Segunda Guerra Mundial.

O nome Bela Vista do Toldo é derivado da paisagem dos pontos mais altos da região central, com os toldos indígenas fazendo parte do cenário, ou seja, por se considerar um "buraco", como algumas pessoas do local a comentam quando, tendo diversas formas "irreias".

As terras pertenciam ao município de Canoinhas, tornando-se distrito em 1957 e se emancipando em 16 de abril de 1994. Em abril ocorre a Festa da Colheita, onde há uma celebração ao seu aniversário.

Características

Cidade com a economia baseada no setor primário, de paisagem bucólica, lugar para quem procura descanso e paz com a natureza, seus moradores encontram na agricultura familiar o principal meio de sobrevivência, sendo a principal fonte econômica do município. As principais diversões de seus habitantes são alguns recantos, parques familiares de pesca e piscinas ainda fazem parte do entretenimento local atraindo visitantes regionais, como bailes e rodeios; De fácil acesso a cidade da boas vindas a seus visitantes com um portal em estilo polonês, a escolha de um estilo é contestada pois a colonização regional é miscigenada entre alemães, poloneses, ucranianos, italianos, e japoneses. Os moradores habituados com a fleuma local reconhecem-se por nomes e sobrenomes, sabem também de quem são os cachorros que transitam pelo pacato centro da cidade e onde é casa de todos. Lendas de fantasmas ("visagens" como os locais falam) são comuns em rodas de conversas. A temperatura média é de 17,1 graus celsius, no inverno o frio é rigoroso comum no Planalto Norte Catarinense, as paisagens cobertas de gelo encantam quem vê, geadas cobrem campos telhados e congelam fontes. Na Gastronomia o Nabo e Cebola, prato de origem polonesa se destaca na preferência de todos, assim como o churrasco, comum no sul do Brasil.

Atualmente Bela Vista do Toldo é a capital mundial dos Laranjas, da qual se originou a ANLBVT - Associação Nepotista e Laranja de Bela Vista do Toldo.