Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Benedito Novo 1 - SC Benedito Novo 2 - SC Benedito Novo 3 - SC Benedito Novo 4 - SC

Benedito Novo - SC

Benedito Novo - SC                                    Santa Catarina - SC                                  
População 10.331
Benedito Novo é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Histórico

Versão documentada Segundo registros, do Professor Julius Scheidemantel e do Pastor Nelson Weingäertner, constam referências sobre “O Rio Benedito ou Benedicto” - Benedicto em latim significa “o abençoado”. Assim, devido a sua riqueza em peixes, esse seria o responsável pelo nome da cidade Benedito Novo. No início da colonização, segundo documentos depositados na pedra fundamental da Igreja Evangélica Luterana de Benedito Indaial, as novas terras demarcadas receberam o nome “Benedito Linha Nova”. Mas já em fins de 1890 esta denominação foi alterada pela primeira e última vez em Benedito Novo. Existe ainda uma outra formulação do nome, em lugar de “Beneditto Novo” também era corrente “Benedicto Novo”. Versão popular Segundo a versão popular o nome do município de Benedito Novo originou-se da homenagem dos fundadores a um escravo foragido, de nome Benedito, uma pessoa muito generosa e prestativa.

Benedito era filho do velho Benedito. O casal Benedito, residente na localidade de Carijós (Indaial), tinha vários filhos, e um deles veio residir em Benedito Novo. Esta denominação surgiu pelo modo de designar a região onde residia Benedito. O pai Benedito tinha uma canoa com a qual servia a comunidade e navegava pelo Rio Benedito - dado esse nome justamente por ele conhecer muito bem o Rio. Benedito, o novo, “filho” do velho Benedito, pode ter sido muito útil aos, considerados, pioneiros da fundação do Município: Joseph Peyerl, Johan Maus e Anton Werling. Exímio canoeiro, auxiliou os imigrantes, que, em agradecimento a ele, nomearam o local com seu nome. Diz-se também que o velho Benedito subiu o Rio Benedito e ao chegar denominou a localidade, com o nome de Benedito Novo em homenagem a nova conquista realizada.

Geografia

Está a 130 metros de altitude. Sua população, em 2006 era de 9578 habitantes (estimativa - IBGE) Está a cerca de 45 km de Blumenau Municípios limítrofes:

    Norte: Rio dos Cedros
    Leste: Timbó, Rodeio, Ascurra
    Sul: Ibirama
    Oeste: José Boiteux, Doutor Pedrinho

Emancipação

A Lei Municipal nº 148, em 30 de maio de 1922, criou o distrito Benedito-Timbó, integrante do município de Blumenau. O Decreto Estadual nº 527, de 28 de fevereiro de 1934, criou o município de Timbó, subdividindo-o em distritos: sede, Encruzilhada, Rodeio e Benedito Novo. No dia 22 de outubro de 1936, a Lei Estadual nº 104 criou o município de Rodeio, composto do território de Rodeio e Benedito Novo, até então distritos de Timbó. Benedito Novo passou a ser distrito de Rodeio, condição em que continuou até sua emancipação. No ano de 1949, foi criado o distrito de Doutor Pedrinho, desmembrado da área do distrito de Benedito Novo. Em 1961, a lei nº 805, de 20 de dezembro, emancipou Benedito Novo de Rodeio. A solenidade de instalação aconteceu no dia 29 de dezembro daquele ano. Doutor Pedrinho passou a ser distrito de Benedito Novo. Em 1989, no dia 1º de junho, Doutor Pedrinho foi desmembrado de Benedito Novo tornando-se município.

Hidrografia

Benedito Novo é abrangido, em sua totalidade, pela Sub-Bacia do Rio Benedito, integrante da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, que é parte da Vertente do Atlântico. O Rio Benedito, principal rio do município, nasce no município vizinho de Doutor Pedrinho e desemboca no município de Indaial. Os imigrantes e desbravadores no final do século XIX e começo do século XX exploraram a terra e iniciaram a colonização através dos rios. A partir do Itajaí-Açu, atingiram o rio Benedito e o desbravaram serra acima. A exploração do rio Benedito permitiu o povoamento de uma parte do Vale do Itajaí. Todas as buscas partiam de sua foz, na localidade de Carijós, atual município de Indaial.

 Há uma hipótese de que o nome do rio teria vindo de "benedicto" nome latino significando "abençoado", "bendito", em referência a sua grande quantidade de peixes. Existe, porém, outra versão, que refere-se à existência de um "Benedito" que teria ajudado os desbravadores no final do século XIX. (ver Origem do nome do município) O Rio Benedito corta os municípios de Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Timbó e Indaial. Dentro do município de Benedito Novo, o rio recebe os seguintes afluentes, sejam rios ou ribeirões mais importantes: Na margem direita: São João, Liberdade, Carvão, Prochnow e Russo. O Ribeirão Liberdade já recebe as águas dos ribeirões Preto, Branco e Zinco.

 Na margem esquerda: Santa Maria, Antas, Tigre, Ferro e Santa Rosa. O Santa Maria possui alguns afluentes importantes: Pinheiros, Penca, Pedra Branca, Braço e Cabras. O Rio Benedito é propício para a prática de turismo de aventura como a canoagem e o rafting, dentre outros. Campeonatos de canoagem são realizados no município. A pesca também é apreciada, especialmente de peixes de pequeno porte, como o lambari. Há alguns pontos para a prática do esporte, como a Praça do Pescador, no centro. O turismo ecológico também pode se beneficiar do rio, principalmente por causa de suas quedas d'água, localizadas tanto nos afluentes quanto no próprio rio Benedito, especialmente em seu curso superior (da nascente até a sede de Benedito Novo). Os principais saltos no município são: Santa Maria, Antiga Usina, São João e Zinco. O rio tem grande parte de sua mata ciliar preservada. Sofre, no entanto, com a poluição proveniente de resíduos domésticos e agrícolas.