Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Bocaina do Sul 1 - SC Bocaina do Sul 2 - SC Bocaina do Sul 3 - SC Bocaina do Sul 4 - SC

Bocaina do Sul - SC

Bocaina do Sul - SC                                   Santa Catarina - SC                                  
População 3.290
Bocaina do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Localiza-se a uma latitude 27º44'40" sul e a uma longitude 49º56'40" oeste, estando a uma altitude de 860 metros. Sua população estimada em 2007 era de 3047 habitantes. Possui uma área de 496,25 km².

Está localizada na região do Planalto Serrano catarinense, sendo localizada à distância de 160 km de Florianópolis e 50 km de Lages. As cidades mais próximas e limítrofes são: Lages, Painel, Rio Rufino e Urupema.

História

Os primeiros habitantes da localidade de Bocaina do Sul foram índios Tupi Guaranis, popularmente conhecidos como "Carijós" e o grupo "Jê" , ou seja, os "Kaigang" e "Xokleng". Sua denominação genérica era Bugres. Uma parte deles era pacifica e convivia em razoável harmonia com a população da região. Segundo contam os cidadãos José Roberto da Silva e Augusto Assink, quando os índios caçavam deixavam uma parte para os amigos, ficando no riacho denominado Rio Bonito. O mesmo acontecia com Silva e Assink, que deixavam também boa parte da caça aos índios. Mas a situação se inverteu com a chegada de Martinho Bugreiro para exterminar os índios.

O principal fato histórico deveu-se à chegada de Martinho Bugreiro na região, como sua intenção era o extermínio dos índios ele acabou atrapalhando uma convivência que era pacífica gerando uma revolta por parte dos índios, que, por sua vez, no início do século, obtiveram sua vingança cometendo o massacre das famílias Miranda e Souza, os quais, teriam sido os primeiros moradores "brancos" da região de Bocaina do Sul. Os corpos das famílias massacradas permanecem até hoje sepultados no cemitério da referida cidade.

Por volta de 1850, chegaram os primeiros colonos de origem européia.

Por volta de 1870 desembarcaram os imigrantes alemães. As primeiras famílias foram os Kauling, Wiggers, Henkemeier, Warmeling, Feldhaus, Gerber e Assink.


Eventos

Mostra do Campo e Festa da Padroeira (Nossa Senhora da Boa Viagem).

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rio Bonito, pela lei municipal nº 412, de 06-07­1917, subordinado ao município de Lajes. No quadro de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o distrito de Rio Bonito figura no município de Lajes. Pela lei estadual nº 1646, de 03-10-1929, o distrito de Rio Bonito passou a denominar-se Bocaina. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Bocaina figura no município de Lajes. Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Bocaina passou a denominar-se Bocaina do Sul. Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o distrito de Bocaina do Sul figura no município

de Laje.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I- 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bocaina do Sul, pela lei estadual nº 9652, de 16-07-1994, desmembrado de Lajes. Sede no antigo distrito de Bocaina do Sul. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constiuído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alterações toponímicas distritais

Rio Bonito para Bocaina alterado, pela lei estadual nº 1646, de 03-10-1929.

Bocaina para Bocaina do Sul alterado, pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943.

Economia

A economia da cidade se resume na pecuária; apicultura; piscicultura; extrativismo vegetal através de reflorestamentos destinados à indústria regional de celulose e moveleira; extração do vime; produção de erva-mate; plantação de milho, feijão e fumo. As pequenas indústrias locais são tipicamente familiares e se concentram na fabricação de produtos coloniais.

Turismo

Como atrações turísticas da cidade de Bocaina do Sul, cita-se a represa, a Cachoeira de Pinheiro Marcado, a antiga fábrica de papel (propriedade particular aberta à visitação) e a Lagoa do Foge (ligação do Aquífero Guarani, na Fazenda Goiabeira). A produção local, o artesanato em vime e a comida típica da região são apresentados na Feira Anual da Mostra do Campo, na primeira semana após a Páscoa. Outro importante encontro da comunidade é a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem, realizada em fevereiro. O turismo crescente da região serrana é uma atividade econômica que se caracteriza como turismo rural: hospedagem (em pousadas rurais), alimentação (a comida típica da região é o arroz com paçoca de pinhão) e visitação (passeios a cavalo e pesque-pagues) às fazendas e outras propriedades rurais.