Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

 

 
Bombinhas 1 - SC Bombinhas 2 - SC Bombinhas 3 - SC Bombinhas 4 - SC

Bombinhas - SC

Bombinhas - SC                                         Santa Catarina - SC                                  
População 14.312
Bombinhas é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Localiza-se a uma latitude 27º07'54" sul e a uma longitude 48º31'40" oeste, estando a uma altitude de 32 metros (IBGE). Sua população estimada em 2004 era de 10 759 habitantes.

É o menor município de Santa Catarina, com uma Área de 34,5 km². Tem praias lindas, como Mariscal, Praia da Sepultura, Praia do Retiro dos Padres e Praia de Quatro Ilhas.

História

O município de Bombinhas foi criado em 30 de Maio de 1992, tendo sido desmembrado do Município de Porto Belo e sendo constituído pela área territorial do então Distrito de Bombinhas.

A história da sua colonização indica que os açorianos que para cá vieram fundaram, em 1817, a Vila de Nova Ericeira, hoje Município de Porto Belo.

Durante a década de 60 algumas pessoas começaram a encantar-se com as belezas naturais do Município de Bombinhas. O primeiro turista foi Leopoldo Zarling, que para cá vinha em busca de paz para a realização de pescaria. Mais tarde, em 1966, ele construiu a primeira casa de veraneio (Praia da Sepultura), sendo seguido pelos Padres Salesianos, que em 1967 construíram a Casa de Retiros (Praia do Ingleses). O primeiro loteamento foi feito por Leopoldo Zarling, na localidade então denominada Praia Grande, hoje Praia de Bombas.

A região Mariscal, perto de Bombinhas, é uma praia ainda preservada. A vegetação nativa, chamada restinga, se estende pelos 4 km de areia. Graças à ação de ONG como a SOS Mariscal, e de moradores que dão a vida por aquele lugar, a região tem proteção contra a construção de grandes prédios e de obras que possam agredir o ambiente. E a poluição é muito bem controlada.

Seu Brasão foi idealizado e desenhado por Jadir Nadiel Coelho, servidor público licenciado, que hoje ocupa o cargo de Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bombinhas.

Geografia

Relevo

É uma península um pouco acidentada e apresenta em sua configuração geográfica saliências (morros e pontas), reentrâncias (enseadas), costões pedregosos com escarpas abruptas em alguns locais e diversas praias.

Clima

O município de Bombinhas pertence a zona climática designada pela letra C, com o tipo climático Cwa, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima subtropical úmido.

A temperatura média é de 20°C e e a pluviosidade média é de 128 mm/ano, sendo fevereiro o mês mais chuvoso, com 198 mm, e junho o mais seco, com 76 mm.

Hidrografia

Segundo levantamento feito pela Prefeitura Municipal de Bombinhas, o município conta com 31 praias.

    Aguada
    Biguá
    Bombas
    Bombinhas
    Buraco Quadrado
    Cação

    Cachalote
    Caeté
    Cantinho
    Canto Grande Dentro
    Canto Grande Fora
    Conceição

    Costeira de Zimbros
    Embrulho
    Galheta
    Lagoinha
    Mariscal
    Miséria

    Morrinhos
    Porto da Vó
    Porto do Jorge
    Porto do Macuco
    Pracinha do Pescador
    Prainha

    Prainha do Mariscal
    Quatro Ilhas
    Retiro dos Padres
    Ribeiro
    Sepultura
    Tainha

    Zimbros