Boa Vista - RR
Boa Vista - RR

Capital Boa Vista - RR                              
Area (Km²)   224 298,980                              
Números de Municípios 15
População estimada em 2010     451 227

 

 
Caracaraí 1 - RR Caracaraí 2 - RR Caracaraí 3 - RR Caracaraí 4 - RR

Caracaraí - RR

Caracaraí - RR                                  Roraima - RR                                   
População 18.384
Caracaraí é um município do estado brasileiro de Roraima, sendo o quarto maior em população do Estado, segundo o IBGE.

História

Nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais desciam até a Boca da estrada, onde iniciam-se as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados ao matadouro de Manaus.

Mercadorias vindas de Manaus e com destino à Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar.

O município foi criado pela Lei Federal Nº 2.795 de 28 de maio de 1955, com terras desmembradas do município da Capital. Já foi governada por 22 prefeitos.

Geografia e transporte

Está localizada na margem direta do rio Branco. É conhecida por "Cidade-Porto" por abrigar o único porto e ter o maior movimento fluvial do estado. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior que em outros pontos (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas).

As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte") cruzam-se no município, sendo que o trecho de 130 quilômetros entre a sede municipal e a vila de Novo Paraíso faz parte tanto da BR-174 como da BR-210.

Seu clima é quente e úmido.

Turismo e Lazer

Pesca Esportiva.

Área principal

A área do município de Caracaraí é pouco maior do que os estados brasileiros do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. Também é maior também do que a Suíça, Holanda, Dinamarca, Estónia ou Butão, possuindo 47.411 km².

Infra-estrutura

O município dispõe de agência de bancos, dos Correios, rede telefônica e estação de rádio-difusão. Na saúde, existe um hospital público com 25 leitos e vários postos no interior.

Caracaraí é uma comarca da Justiça Estadual e conta com um Fórum: Paulo Martins de Deus. Possui 5 varas: Criminal, Cível, Infância e Juventude, Juizado Especial Criminal e Juizado Especial Cível.

Conta com um sistema de 36 km de rede de distribuição de água. A energia elétrica é distribuída pela Companhia de Eletricidade de Roraima.

Existem no município 36 escolas de ensino fundamental e 2 de ensino médio, que são a Escola Estadual João Rogélio e a Escola Estadual Castelo Branco.

O município possui dois pequenos aeroportos, um na sede municipal (asfaltado, 2500m x 80m) e outro em Novo Paraíso (asfaltado). Possui ainda a quarta maior pista de pouso da amazônia, localizada na entrada do município, as margens da BR-174.

Economia

A principal atividade econômica é o pescado; o principal mercado consumidor é a capital do Estado de Roraima. Ao mesmo tempo produz-se para autossubsistência a mandioca, arroz, milho, etc… E atualmente a prestação de serviços como a construção civil de obras públicas tem sido relevante.(2009)