Boa Vista - RR
Boa Vista - RR

Capital Boa Vista - RR                              
Area (Km²)   224 298,980                              
Números de Municípios 15
População estimada em 2010     451 227

 

 
Cantá 1 - RR Cantá 2 - RR Cantá 3 - RR Cantá 4 - RR

Cantá - RR

Cantá - RR                                         Roraima - RR                                   
População 13.778
Cantá é um município do centro-leste do estado de Roraima.

História   

Surgiu ainda no século XX, através da colônia Brás de Aguiar. Em 17 de outubro de 1995 desmembra-se de Bonfim e eleva-se à categoria de município.

CARACTERÍSTICAS

Além do potencial agrícola no que tange às culturas tradicionais (arroz, milho, mandioca, abacaxi e banana), o município do Cantá apresenta excelente potencial para a pecuária, tanto de leite como de corte, e também para a cultura da soja. O potencial produtivo está concentrado nas colônias agrícolas Confiança III e Serra Grande I e II. Refere-se às culturas permanentes - cupuaçu, côco, cítricos e outras -, bem como à pecuária de corte.

Geografia

Em 2006, o município possuía uma população de 10.826 habitantes, e uma área territorial de 7.691 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 1,407 hab/km². Sua participação em relação ao estado é de 3,41% e a participação de povos indígenas em relação ao total do município é de 5,40%.

Clima

O clima do município é de tipo quente e semi-úmido. Conta com um período de 5 a seis meses secos e duas estações bem distintas: verão, que é a época seca; e inverno, que é definida como a época de chuva. A época de seca vai do mês de outubro ao mês de março, e a época de chuvas se prolonga do mês de abril ao mês de setembro.

A temperatura média anual é de 27,5°C e a precipitação pluviométrica do município é de 1.750 a 2.000 mm. Já no solo, predomina o relevo plano, que representa cerca de 70% da área; as elevações isoladas, representando 10%; e também áreas com relevo fortemente ondulado, cujas são representadas por 20% da área. O município de Cantá é banhado pelos rios Branco, Quitauaú e Baraúna. O município, em sua cobertura vegetal, possui florestas ombrófitas densas e áreas de contato (formação pioneira/floresta).

Atrações turísticas

    O município de Cantá também também possui suas belezas naturais. Uma das principais é a Serra Grande, ideal para a pratica de esportes radicais, como o alpinismo e trilha. A Serra Grande possui quedas d'água que, durante a época das chuvas, se transformam na bela cachoeira Véu de Noiva.
    O município também é reconhecido como a capital do abacaxi. A safra é comemorada com a Festa do Abacaxi, que pela tradição acontece sempre no mês de dezembro.