5a282c4f
Porto Velho - RO

Capital Porto Velho - RO                             
Area (Km²)   237 576,167
Números de Municípios 52
População estimada em 2010        1 562 409

 

 
Presidente Médici 1 - RO Presidente Médici 2 - RO Presidente Médici 3 - RO Presidente Médici 4 - RO

Presidente Médici - RO

Presidente Médici - RO                     Rondônia - RO                                  
População 23.320
Presidente Médici é um município brasileiro do estado de Rondônia.

Localiza-se a uma latitude 11º10'33" sul e a uma longitude 61º54'03" oeste, estando a uma altitude de 185 metros. Sua população estimada em IBGE 2010 era de 22.319 habitantes.

Possui uma área de 1.758 km².

História

O município de Presidente Médici é sede político-administrativa, foi dada pelos migrantes oriundos das regiões Centro-Sul do país, que aí se estabeleceram a partir de 1970, contra a vontade do senhor Milton de Andrade Rios que os tinha como grileiros, invasores das terras que considerava serem de sua propriedade, visto tê-las adquiridas do senhor Luiz Mário Pereira de Almeida, como parte integrante do Sr. Presidente Hermes, situados entre os igarapés Preto e Leitão denominado Fazenda Presidente Hermes, pelo seu novo proprietário.

Demografia

Os primeiros colonos chegaram ao local na margem da BR-364, na década de sessenta, instalaram-se em apenas quatro barracas no meio do lamaçal, dando-lhe o nome de Trinta e Três, por distar 33 quilômetros da Vila de Rondônia, atual cidade de Ji-Paraná. Seus moradores, todos agricultores, socorriam de alguma forma os motoristas e passageiros das viaturas que ficavam retidas em um imenso atoleiro conhecido por Muqui, nas proximidades do rio com este nome.

O lugarejo crescia em número de habitantes e casas com a chegada de novos colonos que nele se estabeleciam a apesar da situação litigiosa. No primeiro semestre de 1972, sua população atingia mais de 800 habitantes e os ônibus que ligavam Cuiabá a Porto Velho, faziam ponto de parada no local, agora com aspecto de Vila e com dois nomes Nova Jerusalém e Nova Canaã, ostentados em placas distintas colocadas pelos líderes de cada grupo de agricultores em frente de suas respectivas casas.

Devido a estagnação econômica e a falta de investimentos, houve evasão populacional nos últimos dez anos. A falta de empregos diretos e indiretos a ausência de instituições de ensino superior tem afugentado os jovens, que procuram outras cidades para trabalhar e estudar.

Emancipações

Ainda nesse ano, os colonos realizaram eleição para escolher a um único nome para localidade, sendo posta em votação os dois supracitados e mais Getúlio Vargas, Fátima do Norte, Cruzeiro do Sul e Presidente Médici, havendo sido escolhido esse último. O qual foi oficializado em 1973, ao ser o local elevado a categoria de sub-distrito, pelo Coronel do Exército Theodorico Gauva, na época governador de Rondônia.

Em decorrência de seu desenvolvimento sócio-econômico, o distrito de Presidente Médici elevado a município em 1981; mantendo este nome em "homenagem" ao Presidente da República Emílio Garrastazu Médici.

Bairros

Atualmente, Presidente Médici está divida em 4 (quatro) bairros:

Centro, Ernandes Gonçalves, Cunha e Silva e Lino Alves Teixeira.

Nuares

Estrela de Rondônia e Novo Riachuelo.

Vilas

Vila Bandeira Branca e Vila Camargo.