5a282c4f
Porto Velho - RO

Capital Porto Velho - RO                             
Area (Km²)   237 576,167
Números de Municípios 52
População estimada em 2010        1 562 409

 

 
Rolim de Moura 1 - RO Rolim de Moura 2 - RO Rolim de Moura 3 - RO Rolim de Moura 4 - RO

Rolim de Moura - RO

Rolim de Moura - RO                          Rondônia - RO                                    
População 50.899
Rolim de Moura é um município brasileiro do estado de Rondônia.

Município mais importante da região da Zona da Mata de Rondônia.

História

O nome da cidade foi dado em homenagem ao Visconde de Azambuja (ou Dom Antônio Rolim de Moura Tavares), segundo governador da capitania de Mato Grosso, pelos relevantes serviços prestados à região do vale do Guaporé.

Em meados dos anos 70 os governos militares criaram, através da propaganda, com base na Lei de Segurança Nacional, a necessidade de ocupar a Amazônia. Foi daí que, em 1979, originou-se o Projeto de Colonização Rolim de Moura (destinado ao assentamento de colonos excedentes da extensão do Projeto Integrado de Colonização GY Paraná ou Ji-Paraná), implantado na área pelo INCRA, que distribuiu lotes de terras rurais a milhares de famílias. A partir daí as pessoas que chegaram às centenas começaram a erguer a cidade, inicialmente formada de barracos, mucambos, de pau a pique. Rolim de Moura foi elevada a categoria de município através do Decreto Lei Estadual n.º 071, de 5 de agosto de 1983, desmembrado da área de Cacoal.

Seu primeiro prefeito foi Valdir Raupp de Matos, eleito em 9 de dezembro de 1984, e tomou posse no dia 1 de janeiro de 1985.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 11º48'13" Sul e a uma longitude 61º48'12" Oeste, estando a uma altitude de 290 metros.

Possui uma área de 1487,35 km2.

Clima

Equatorial Quente e úmido atua na região, no período entre junho e Agosto às massas de ar polar conseguem penetrar na região, assim derrubando os termômetros com temperaturas inferiores aos 10ºC, esse fenômeno e caracterizado como friagem pode durar de 2 a 7 dias dependendo da situação, mesmo assim a friagem não provoca grandes mudanças nas médias mensais.

Economia

É um importante pólo regional, sendo a cidade mais populosa e economicamente ativa do que chamam Zona da Mata Rondoniense, com uma população de 50.648 habitantes (IBGE 2010) e área de 1.458 km², com uma região de influência que abrange os municípios de Alta Floresta d'Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Nova Brasilândia d'Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Santa Luzia d'Oeste e São Filipe d'Oeste, totalizando uma população de cerca de 151.000 habitantes e área de 19.664 km².

As principais fontes de recursos da microrregião é a agropecuária e a indústria madeireira, as lavouras de relevância são as de arroz, café, milho e feijão, a pecuária extensiva ocupa grande espaço geográfico que abriga 1.572.113 cabeças de gado, o crescimento do rebanho microrregional está estagnado pela superlotação das pastagens, existe um forte movimento de migração do rebanho de corte para o leiteiro devido a instalação de novas indústrias de processamento de leite.

Turismo

Um grande atrativo turístico são as festas que ocorrem regularmente e atraem muitos jovens de municípios vizinhos. Entre as principais festas podemos citar:

    Baile Anos Incríveis
    Baile do Havaí
    Baile Universitario@Fest
    Piseiro Universitario
    Festa Universitária
    EXPOAGRO
    Festa Preto e Branco
    Festa do Patrão
    Festa do Tambaqui
    Etapas Regionais de Fusca Cross e Motocross
    Copa ASPOCIROM de Futebol Suiço (Policia Civil)
    Copa Tiradentes de Futebol Suiço Novos e Veteranos (Policia Militar)
    Copa ROTARY de Futsal
    Copa CONECTIVA CURSOS de futsal
    Festa do Milho
    Arraial da Integração do Centro Educacional