Porto Alegre - RS
Porto Alegre - RS

Capital Porto Alegre - RS                               
Area (Km²)   281 748,538
Números de Municípios 496
População estimada em 2010        10 914 128

 

 
Arambaré 1 - RS Arambaré 2 - RS Arambaré 3 - RS Arambaré 4 - RS

Arambaré - RS

Arambaré - RS                                               Rio Grande do Sul - RS                                  
População 3.693
Arambaré é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Localiza-se a uma latitude 30º54'54" sul e a uma longitude 51º29'52" oeste. Localizada no km 396 da BR-116, à 33 km do município de Camaquã.

História

Inicialmente chamava-se "Barra do Velhaco", por estar situada na Foz do Arroio Velhaco. Em 1938 passou a denominar-se "Paraguassu" e, em 1945, adotou o nome de "Arambaré", que quer dizer "o sacerdote que espalha luz". Nesta localidade, conhecida desde os tempos coloniais de 1714, moravam índios com costumes especiais - pescadores e comerciantes de peles que tinham mãos e pés bem desenvolvidos.

Eram os índios Arachas, também conhecidos como Arachanes ou Arachãs, que na língua tupi significa "patos". Por volta de 1763 casais açorianos vindos para o sul estabeleceram-se na margem esquerda do estuário do Guaíba e na margem direita da Lagoa dos Patos, fundando fazendas e charqueadas até o rio Camaquã.

Desde essa época, os habitantes do então distrito de Arambaré uniram-se na busca do desenvolvimento através da agricultura, da pecuária e sobretudo pelo grande potencial turístico e pela beleza natural da localidade, emancipada em 20 de março de 1992 do município de Camaquã e de parte do município de Tapes.

Economia

No período de veraneio, o turismo impulsiona o comércio no município. Na área rural, destaca-se a cultura do arroz e a criação de gado.

Geografia

Clima

Na época de verão a temperatura máxima alcança os 40C° e a mínima é 20C°. No Inverno os ventos que vem da lagoa deixam o município muito frio.

Turismo

A cidade é famosa por seu Carnaval onde milhares de turistas visitam fazendo uns dos melhores carnavais da região sul do estado. No verão, a cidade banhada pela Lagoa dos Patos é tomada por banhistas dos mais diversos cantos do estado.