Porto Alegre - RS
Porto Alegre - RS

Capital Porto Alegre - RS                               
Area (Km²)   281 748,538
Números de Municípios 496
População estimada em 2010        10 914 128

 

 
Aratiba 1 - RS Aratiba 2 - RS Aratiba 3 - RS Aratiba 4 - RS

Aratiba - RS

Aratiba - RS                                                   Rio Grande do Sul - RS                                  
População 6.568
Aratiba é um município brasileiro do extremo norte do estado do Rio Grande do Sul.

Aratiba em língua tupi significa pequenas araras. A cidade gaúcha é banhada pelo rio Uruguai divisa do estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

História

Aratiba é o 117º município criado no Estado do Rio Grande do Sul e iniciou sua colonização em 1917 quando instalaram-se aqui os primeiros povoadores que adquiriram suas colônias da CIA LUCE E ROSA S/A, responsável pela exploração destas terras que foram parte do Município de Erechim.

Foi com muita luta, trabalho, dedicação e sacríficio que famílias pioneiras coma as de Pedro Dalla Vechia, Jacob Klein, Ricardo Boff, Santin Fregonese, Jacob e Eugênio Granzotto, Santo Granzotto, Felix Dal Lago, Afonso Magnabosco, Luiz Poletto, João Lira, João Smaniotto, Francisco Morgan, Fidelis Faggion, entre tantas, gravaram seus nomes, deixando-os definitivamente unidos ao marco inicial da História de Aratiba.

Em 1919, iniciou-se o povoamento que teve como primeira denominação Rio Novo. Em 1924 foi elevado à categoria de 7º Distrito de Erechim.

Em 1944, o povoado Rio Novo recebeu o nome de Aratiba.

Em 1951 foi criada a paróquia, subordinada à Diocese de Passo Fundo, através do Decreto Eclesiástico de 7 de agosto de 1951, até a criação da Diocese de Erechim, em 27 de maio de 1971, da qual faz parte atualmente.

Os colonizadores que estabeleceram-se no Município, formaram uma população composta basicamente por imigrantes italianos (60%), alemães (25%), poloneses, russos e outros(15%), que trouxeram seus costumes e hábitos particulares das regiões de origem. Instalaram-se aqui dedicando-se à agricultura, pecuária e comércio em geral, características estas que permanecem até os dias atuais.

Formação Administrativa

A elevação à categoria de Município ocorreu em 04 de outubro de 1955 através da Lei nº 2.710. Oficialmente o Município foi instalado em 01 de janeiro de 1956.

Em 10 de abril de 1965, emancipou-se de Aratiba o distrito de Itatiba, hoje o Município de Itatiba do Sul.

Em 1992 foi criado o Município de Barra do Rio Azul, desmembrado do Município de Aratiba, reduzindo em aproximadamente 30% a área e a população.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 27º23'39" sul e a uma longitude 52º18'01" oeste, estando a uma altitude de 420 metros.

Possui uma área de 341,98 km² e sua população estimada em 2004 era de 6 692 habitantes.

Pertence à Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e à Microrregião de Erechim. É um município que conta com as águas do rio Uruguai e que faz divisa fluvial com o estado de Santa Catarina.

Entre 1996 e 2006 o município apresentou o maior crescimento do PIB entre os municípios gaúchos. O crescimento chegou a casa dos 2.150%..

Turismo

A rede de hotéis é simples, e as atrações turísticas da cidade são o Aratiba Piscina Clube, o Lago do Rio Uruguai, a Barragem de Itá, a maior tirolesa da América Latina entre outros pontos turísticos.

Religião

Em Aratiba, os principais templos religiosos são a Igreja Matriz São Tiago e a Igreja Missionária Assembleia de Deus.

Escolas

    Escola Estadual de Educação Básica Aratiba
    Escola de Ensino Fundamental Pingo de Gente
    Escola Municipal de Aratiba

Ainda existem outras, não listadas.