Porto Alegre - RS
Porto Alegre - RS

Capital Porto Alegre - RS                               
Area (Km²)   281 748,538
Números de Municípios 496
População estimada em 2010        10 914 128

 

 
Arroio do Meio 1 - RS Arroio do Meio 2 - RS Arroio do Meio 3 - RS Arroio do Meio 4 - RS

Arroio do Meio - RS

Arroio do Meio - RS                                        Rio Grande do Sul - RS                                  
População 18.783
Arroio do Meio é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

História

A área hoje ocupada pelo município de Arroio do Meio pertencia, até sua emancipação, aos municípios de Lajeado e Encantado. O município localiza-se às margens do Rio Taquari.

Sua denominação, ao que tudo indica, parece ter-se originado da existência de três arroios vizinhos: o Grande, o do Meio, e o Forqueta, estando situado, evidentemente, entre os outros dois.

Primitivamente, as terras do atual município foram habitadas apenas por índios O povoamento da sede iniciou no ano de 1853, principalmente por alemães e portugueses.

De acordo com um trabalho apresentado por Dante de Laytano, a 1ª sesmaria em terras de Arroio do Meio teria sido concedida em 1816, pelo Marquês do Alegrete a José Ricardo Villanova e localizava-se às margens do Rio Taquari. Outra doação segue-se e, como conseqüência, o povoamento foi tomando impulso.

Em 1876, criou-se uma Capela sob a invocação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1934, Arroio do Meio foi elevado à vila, pelo decreto nº 5759, de 28 de novembro de 1934.

Finalmente, pelo decreto nº 7199, de 31 de março de 1938, passou a constituir um novo município.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 29º24'04" sul e a uma longitude 51º56'42" oeste, estando a uma altitude de 54 metros. Possui uma área de 153,78 km² e sua população estimada em 2009 é de 19.059 habitantes.

O município de Arroio do Meio é um típico município do Vale: ao pé da serra, é rodeado por grandes elevações, os chamados morros, e, para realçar a beleza local, é irrigado por vários rios e arroios de todos os portes que descem das encostas e da Serra Gaúcha.

O município é banhado pelo Rio Taquari e pelo Rio Forqueta(aí existe uma confusão em relação à denominação de Rio ou Arroio Forqueta)(Seria rio em volume de água mas não possui extensão para ser considerado rio…, por isso é arroio Forqueta)

Um ponto interessante para visitação é o Morro Gaúcho, cuja altura se aproxima dos 600 metros, sendo constantemente utilizado para a prática do Voo Livre, e que permite uma visão panorâmica do Vale do Taquari, especialmente os municípios vizinhos de Colinas, Estrela e Lajeado.