Natal - RN
Natal - RN

Capital Natal - RN                              
Area (Km²)   52 796,791
Números de Municípios 167
População estimada em 2010 3 168 027

 

 
Água Nova 1 - RN Água Nova 2 - RN Água Nova 3 - RN Água Nova 4 - RN

Água Nova - RN

Água Nova - RN                                                Rio Grande do Norte - RN                                  
População 3.003
Água Nova é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte.

Pertencente à Microrregião da Serra de São Miguel e Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 416 km. Ocupa uma área de 50,683 km², sendo que apenas 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 3 003 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 150º mais populoso do estado e o último de sua microrregião.

Com uma temperatura média de 28,1 ºC, as vegetações encontradas no município são a caatinga hiperxerófila e a floresta caducifólia. Quanto à frota de veículos, foram contabilizados 490 unidades em 2010. Com uma taxa de urbanização de 64,03% (2010), o município contava, em 2009, com apenas dois estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,587 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo o 152° maior do Rio Grande do Norte.

Água Nova foi emancipada de Riacho de Santana na década de 1960. A versão de sua etimologia é que o nome seja referência a um bebedouro, que possuía água farta e de boa qualidade, o que provocou o surgimento de uma comunidade formada por várias fazendas e pequenas propriedades.

História

A história do atual município de Água Nova começou quando da existência de um bebedouro, que possuía água farta e de boa qualidade, localizava-se às margens do Riacho do Meio e atraiu os moradores que moravam nas proximidades do local. A partir daí, surgiu uma comunidade que começou a crescer lentamente, e que era formada por várias fazendas e pequenas propriedades. Essa era a comunidade de Água Nova, no princípio conhecida como Nossa Senhora de Fátima de Água Nova.

No século XX, mais especificamente em 1963, foi criado o distrito de Água Nova, pertencente ao município de Riacho de Santana (este último foi um distrito elevado à categoria de município em 1962, desmembrado de Pau dos Ferros). Em 27 de dezembro de 1963, o distrito de Água Nova foi elevado à categoria de município, apenas um ano e sete meses após a emancipação política de Riacho de Santana (10 de maio de 1962), e instalado oficialmente quase um ano depois (4 de dezembro de 1964).

Geografia

O município de Água Nova está atualmente localizado no estado do Rio Grande do Norte, em uma região do estado como Alto Oeste Potiguar, que reúne, além de Água Nova, outros 36 municípios. Além do Alto Oeste, Água Nova é um dos 62 municípios potiguares incluídos da Mesorregião do Oeste Potiguar, que se divide em sete microrregiões, sendo que a microrregião à qual o município pertencente é a Microrregião da Serra de São Miguel, a mais ocidental do Rio Grande do Norte e que engloba nove municípios: São Miguel, Luís Gomes, Doutor Severiano, Encanto, Coronel João Pessoa, Riacho de Santana, Venha-Ver, Major Sales e Água Nova. Situa-se a uma latitude 06º 12' 33" S e 38º 17' 50" W, e a uma distância de 416 quilômetros da capital potiguar.

A área do município é de 50,683 km², o que correspondente a 0,096% do território potiguar, 0,0033% do território nordestino e 0,0006% do país.

Seus municípios limítrofes são Encanto (a norte), Riacho de Santana (a sul), Rafael Fernandes (a leste) e Coronel João Pessoa (a oeste).

Relevo e hidrografia

No município predomina um relevo plano, com altitudes variando entre 100 e 200 m, cuja formação é composta pela Depressão Sertaneja-São Francisco — formada por uma série de terrenos baixos localizados entre as partes mais altas do Planalto da Borborema — e da Chapada do Apodi. O tipo de solo predominante é o bruno não-cálcico, cujas características são a fertilidade, que varia entre média e alta, textura que pode ser argilosa ou arenosa, a presença de pedras, boa drenagem e relevo plano ondulado. O solo de Água Nova exige ainda um sistema de manejo que pode variar entre alto, médio e baixo, cujas práticas agrícolas dependem muito de mecanismos simples (como a motomecanização) e da tração animal. Este solo possui uma aptidão agrícola restrita apenas a cultivos de longa duração e às pastagens naturais, além de ser usado muito usado na pecuária extensiva.

Água Nova está situado em área de abrangência das rochas metamórficas que compõem o embasamento cristalino, provenientes da idade Pré-Cambriana Inferior, cuja idade pode variar entre 1000 e 2500 milhões de anos, onde predominam gnaisses e migmatitos variados, granitos, xistos e anfibolitos, às vezes cortados por veios de quartzo e pegmatitos. Geomorfologicamente predominam formas tabulares de relevos, de topo plano, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, geralmente separados a partir de vales de fundo plano.

O município de Água Nova encontra-se inserido na bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró. Apesar de Água Nova não ser cortado por nenhum rio em abundância, o mais próximo é o rio Apodi/Mossoró, que nasce na Serra da Queimada, em Luís Gomes, e desagua no Oceano Atlântico, após passar pelo município de Areia Branca, onde recebe o nome de rio Ivipani.

Clima

O clima de Água Nova é considerado semiárido, cuja sede possui temperaturas médias anuais em torno de 28,1°C, sendo 30°C a temperatura máxima e 21ºC a temperatura mínima. As principais característica deste tipo climático são as chuvas escassas e irregulares em sua distribuição, nebulosidade baixa, muitas horas de forte insolação e fortes índices de vaporização da água (processo de passagem da água do estado líquido para o estado gasoso), pluviosidade anual concentrada entre 250 e 750 milímetros e a longa duração do período de estiagem (seca), que pode durar e seis a onze meses. Segundo a Classificação climática de Köppen-Geiger, o tipo climático de Água Nova é do tipo As. O mês com a maior média anual é fevereiro (aproximadamente 29°C), sendo 22,8°C e 35,3°C as temperaturas mínima e máxima, respectivamente. Já o mês com a menor média registrada é julho, com aproximadamente 25°C, onde 1,8°C é a média mínima e 30,3°C é a média máxima. Já a precipitação média anual é de 834,9, onde o mês mais chuvoso é março, quando a precipitação é de 222,9 milímetros, enquanto outubro é o mais seco, quando só caem 6,4 mm. A umidade relativa do ar é de 66% e o tempo de insolação chega a 2 700 horas anuais.

Vegetação

A vegetação de Água Nova é composta pela caatinga hiperxerófila - um tipo de vegetação de caráter mais seco e é onde há a abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhadas - e a floresta caducifólia - apresenta espécies de plantas com folhas pequenas e caducas, que caem durante a estiagem.

Religião

Tal como a variedade cultural em Água Nova, são diversas as manifestações religiosas presentes na cidade. Embora tenha se desenvolvido sobre uma matriz social eminentemente católica, é possível encontrar atualmente na cidade dezenas de denominações protestantes diferentes.

Água Nova está localizada no país mais católico do mundo em números absolutos. A Igreja Católica teve seu estatuto jurídico reconhecido pelo governo federal em outubro de 2009, ainda que o Brasil seja atualmente um estado oficialmente laico. De acordo com dados do censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Água Nova é composta por: Católicos (94,17%), evangélicos (3,17%) e pessoas sem religião (2,61%) e indeterminados (2,61%).

Economia

O Produto Interno Bruto - PIB - de Água Nova é o menor de sua microrregião, destacando-se na área de prestação de serviços. 660 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes. De acordo com dados do IBGE, relativos a 2008, o PIB do município era de R$ 12 206,451 mil. O PIB per capita é de R$ 4 167,45

O setor primário é o segundo mais relevante da economia de Água Nova. De todo o PIB da cidade 1 396 mil reais é o valor adicionado bruto da agropecuária. Segundo o IBGE, em 2009 o município possuía um rebanho de 1 465 bovinos, 59 equinos, 1 044 suínos, 536 caprinos, 165 asininos, 56 muares, 392 ovinos, 1 485 galinhas e 7 203 galos, frangos e pintinhos. Ainda no mesmo ano, Água Nova produziu 315 mil de litros de leite, nove mil dúzias de ovos de galinha e 1 230 quilos de mel-de-abelha. Na lavoura temporária são produzidos principalmente o arroz, fava, feijão e milho. Já na lavoura permanente produzem-se banana, castanha de caju, coco-da-baía e manga.

O setor secundário é o menos relevante para a economia do município. 745 mil reais do PIB municipal são do valor adicionado bruto da indústria (setor secundário). Já o setor terciário é o mais relevante para a economia municipal. A prestação de serviços rende 9 406 mil reais ao PIB água-novense. De acordo com o IBGE, a cidade possuía, no ano de 2008, 34 unidades locais, sendo todas atuantes e 505 trabalhadores, sendo 262 do tipo "pessoal ocupado total" e 179 do tipo "ocupado assalariado". Salários juntamente com outras remunerações somavam 1 975 mil reais e o salário médio mensal de todo município era de 1,4 salários mínimos.

Educação

O município não conta com instituições de ensino superior, possuindo apenas escolas. Em 2009, das 850 matrículas existentes, 600 eram de ensino fundamental, 169 de ensino médio e 81 de ensino pré-escolar. Na rede docente, havia um total de 45, dos quais 31 pertenciam à rede fundamental, oito à rede superior (ensino médio) e seis à rede pré-escolar. Dentre as escolas, existiam três que ministravam ensino fundamental, uma de ensino secundário e duas de ensino primário (pré-escolar).

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação (MEC), o índice de analfabetismo no ano de 2000 entre pessoas era mais frequente na faixa etária acima dos vinte e cinco anos (48,51%), enquanto a menor frequência era entre quinze e dezessete anos (15,64%). A taxa bruta de frequência à escola, que em 1991 era de 55,07%, passou para 85,03% em 2000. 216 habitantes possuíam menos de um ano de estudo ou não contavam com instrução alguma.

Cultura

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura é o órgão da prefeitura responsável pela educação e pela área cultural e esportiva do município de Água Nova. É ela que organiza atividades e projetos culturais, além do setor de educação da cidade. Seu atual secretário é Adelzon Francisco Ferreira Nunes.

Artesanato

O artesanato também é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural água-novense. Em várias partes do município é possível encontrar uma produção artesanal diferenciada, feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Alguns grupos reúnem diversos artesãos da região, disponibilizando espaço para confecção, exposição e venda dos produtos artesanais. Normalmente essas peças são vendidas em feiras, exposições ou lojas de artesanato.

Turismo e eventos

Água Nova possui alguns pontos turísticos espalhados em seu território, como a Serra do Bom Será, o Poço Verde (Olho d’Água Sítio Nafuê) e a Mãe d’Água (Sítio Serra do Carneiro).

Para estimular o desenvolvimento socioeconômico local, a prefeitura de Água Nova, juntamente ou não com empresas locais, investe no segmento de festas e eventos. Essas festas, muitas vezes atraem pessoas de outras cidades, exigindo uma melhor infraestrutura no município e estimulando a profissionalização do setor, o que é benéfico não só aos turistas, mas também a toda população da cidade. As atividades ocorrem durante o ano inteiro. Entre os principais eventos, destacam-se principalmente a Festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira municipal, realizada anualmente no dia 13 de maio; o Carnaval "Água Fest", tradicional carnaval realizado em Água Nova em um período fora de época, que ocorre anualmente no mês de maio e a festa de emancipação política do município, que ocorre sempre no dia 27 de dezembro, data em que o município se emancipou de Riacho de Santana.

Feriados

Em Água Nova existem dois feriados municipais, oito feriados nacionais e três pontos facultativos. Os feriados municipais são: o dia do padroeiro Nossa Senhora de Fátima, em 13 de maio, e o dia de aniversário de emancipação política, comemorado em 27 de dezembro. De acordo com a lei federal nº 9.093, aprovada em 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter no máximo quatro feriados municipais, já incluso neste a Sexta-Feira Santa.