Natal - RN
Natal - RN

Capital Natal - RN                              
Area (Km²)   52 796,791
Números de Municípios 167
População estimada em 2010 3 168 027

 

 
Bodó 1 - RN Bodó 2 - RN Bodó 3 - RN Bodó 4 - RN

Bodó - RN

Bodó - RN                                                        Rio Grande do Norte - RN                                  
População 2.425
Bodó, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil),

localizado na microrregião da Serra de Santana. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2003 sua população era estimada em 2.775 habitantes. Área territorial de 254 km².

O município foi emancipado de Santana do Matos através da Lei nº 6.300, de 26 de junho de 1992, tendo sido instalado em 1997.

Limita-se com os municípios Santana do Matos (norte e oeste), Lagoa Nova (sul) e Cerro Corá (leste).

A sede do município está a 5° 59’ 18” de latitude sul e 36° 24’ 47” de longitude oeste. A altitude é de 560 m acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 188 km.

De acordo com o IDEMA, o solo da região apresenta características dos tipos litólicos, solonetz solodizado, bruno não cálcico e latossolo, vermelho amarelo distrófico. O solo tem aptidão regular e restrita para pastagem natural, sendo apto para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco). Na parte sul, uma pequena área com aptidão regular para lavouras e outra indicada para preservação da flora e fauna.

História

O povoamento do local se iniciou em torno de uma pequena nascente, que fornecia água para suprir as necessidades das primeiras famílias e seus animais. O sabor da água foi comparado ao gosto do peixe chamado bodó. Dessa maneira, toda a localidade circunvizinha ao poço ficou conhecida por esse nome. Habitada a princípio por criadores de gado, posteriormente seu crescimento foi acelerado pelo ciclo do algodão e finalmente pela mineração de tungstênio. Com o aumento da atividade mineradora, o núcleo populacional recebeu migrantes de várias partes do Estado.

Seus primeiros habitantes, foram os mineradores que adentraram o sertão a fim de encontrar minérios. Nessa andanças, os mineradores encontraram um poço de água salgada que compararam o sabor da água ao gosto de um peixe chamado Bodó. Logo, toda a localidade circunvizinhança ao poço, ficou conhecida como Bodó.

O povoado começou a ser desenvolver, a partir da exploração de minérios de tungstênio e com

o aumento da atividade de mineração, a população foi recebendo pessoas de várias partes da região e do Estado.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bodó ex-povoado, pela lei estadual nº 2314, de 05-121958, subordinado ao município de Santana do Matos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bodó, figura no município de Santana do Matos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bodó, pela lei estadual nº 6300, de 2606-1992, desmembrado de Santana do Matos. Sede no antigo distrito de Bodó. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Economia

Em 2002, conforme estimativas do IBGE, o PIB era de R$ 6,619 milhões e o PIB per capita aproximadamente R$ 2.385.