Natal - RN
Natal - RN

Capital Natal - RN                              
Area (Km²)   52 796,791
Números de Municípios 167
População estimada em 2010 3 168 027

 

 
Cruzeta 1 - RN Cruzeta 2 - RN Cruzeta 3 - RN Cruzeta 4 - RN

Cruzeta - RN

Cruzeta - RN                                                    Rio Grande do Norte - RN                                  
População 7.968
Cruzeta é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte,

localizado na região do Seridó.

Cruzeta é também o termo conhecido como a intersecção entre as cidades de Nova Russas, Tamboril e Monsenhor Tabosa, cidades do interior do estado do ceará.

História

CRUZETA. era habitado pelos índios cariris, tribos guerreiras e antropófagas, que, expulsas da Paraíba pelos colonizadores, se fixaram naquelas terras, muito antes da chegada dos primeiros povoadores.

Após a chamada Guerra dos Bárbaros, no final do século XVII, consumada a expulsão dos índios, teve início a colonização das terras seridoenses, entre elas as do atual Município de Cruzeta. A atividade principal era a criação de gado, posteriormente a cultura do algodão mocó ou arbóreo.

Sabe-se que Joaquim José de Araújo Medeiros, proprietário da Fazenda Remédio, descendente de tradicional família seridoense, doara à Igreja parte de suas terras, dando origem ao povoado.

A Cidade foi fundada em 1920, quando se rezou a primeira missa, juntamente com a realização da primeira feira livre.

O nome Cruzeta deve-se ao cruzamento dos rios Salgado, Quimporó e Riacho do Meio, que hoje formam a bacia do açude público municipal.

Cruzetenses são os naturais e os habitantes do lugar.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cruzeta, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de Acari.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito figura no município de Acari.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cruzeta, pela lei estadual nº 915, de 24-11-1953, desmembrado de Acari. Sede no antigo distrito de Cruzeta. Constituído distrito sede. Instalado em 30-01-1954.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Geografia

De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 8.138 habitantes. Área territorial de 288 km². A principal rodovia de ligação à cidade é a rodovia estadual RN-288, que liga a capital Natal à cidade pólo do Seridó, Caicó.