Natal - RN
Natal - RN

Capital Natal - RN                              
Area (Km²)   52 796,791
Números de Municípios 167
População estimada em 2010 3 168 027

 

 
Grossos 1 - RN Grossos 2 - RN Grossos 3 - RN Grossos 4 - RN

Grossos - RN

Grossos - RN                                                   Rio Grande do Norte - RN                                  
População 9.393
Grossos é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil),

localizado na microrregião de Mossoró. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Censos 2007, sua população está estimada em 7.441 habitantes. Área territorial de 126 km².

Suas principais praias são Barra, Pernambuquinho e Areias Alvas, populares em virtude da gastronomia (mariscos, peixes e camarões), tranquilidade que oferecem e da prática de esportes, como o kitesurf entre outros. O ponto forte da economia desta pacata cidade é a indústria salineira, grande parte da produção é fornecida para as grandes indústrias alimentícias do Brasil e até exportado para outros países, apesar de uma grande parcela deste sal ser industrializado no próprio município, Grossos também transporta sal para ser industrializado em Mossoró. O comércio é de pouca expressão mas já mostra um relativo avanço nos últimos anos. Nota-se também a presença de artesanato de figuras decorativas criadas com areia colorida em pequenas garrafas como também objetos decorativos feitos com búzios e outros materiais reciclados.

Na comunidade de Areias Alvas existe o segundo maior cajueiro do mundo, e um pequeno sitio arqueológico de sambaquis, onde podemos encontrar pequenos arbustos fossilizados e indícios de uma população primitiva que ocupou esta região num passado remoto.

Nas comunidades Carro Quebrado e Córrego existem, talvez, a maior concentração de salinas não mecanizadas do Brasil. Nestas salinas a extração do sal é realizada com utilização de pás, picaretas e carros de mão trilhados sobre pedaços de madeiras chamadas de "pranchas".

História

Os primeiros habitantes da região, onde hoje se localiza a cidade de Grossos foram os familiares da família FELIX.

As primeiras entradas em terras do município de Grossos, ocorreram por volta do ano de 1770, inicialmente a população que vivia ali, praticava a pesca e a agricultura. Também as salinas já começaram a ser explorada.

Em 1770, por influência do Sargento-Mor Antônio de Souza Machado, natural de Braga Portugal, criou-se um povoado denominado ilha do Capim Grosso município de Aracati - Ce.

A lei de nº 1025 de 11 de dezembro de 1953, da Assembléia do Estado do Rio Grande do Norte passa à categoria de cidade a vila de Grossos, desmembrando-a do município de Areia Branca - RN.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Grossos, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, e anexado ao município de Areia Branca.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Grossos, figura no município de Areia Branca.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Grossos, pela lei estadual nº 1025, de 11-12-1953, desmembrado de Areia Branca. Sede no antigo distrito de Grossos. Constituído de 2 distritos: Grossos e Tibau, ambos desmembrado de Areia Branca. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído e 2 distritos: Grossos e Tibau.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei estadual n.º 6840, de 21-12-1995, desmembra do município de Grossos o distrito de Tibau. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.