Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ

Capital                        Rio de Janeiro - RJ                          
Area (Km²)   43 696,054
Números de Municípios 92
População estimada em 2010 15 993 583

 

 
Araruama 1 - RJ Araruama 2 - RJ Araruama 3 - RJ Araruama 4 - RJ

Araruama - RJ

Araruama - RJ                     Rio de Janeiro - RJ           
População 112 028
Araruama é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se a 22º52'22" de latitude sul e 42º20'35" de longitude oeste, a uma altitude de quinze metros. A população estimada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi de 109 705 habitantes.

Estende-se por uma área de 635,4 km², marcados por planícies e alguns lagos, entre os quais a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Juturnaíba – esta situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim, a uma distância de 12,5 km do centro da localidade de São Vicente de Paula.

História

O município de Araruama foi ocupado de forma intensa pelos índios Tupinambás, populações horticultoras e ceramistas de origem amazônica, que deixaram marcante presença de suas aldeias desde tempos pré-coloniais. Urnas funerárias, tigelas pintadas, além de uma grande variedade de formas cerâmicas utilitárias são exemplos do que pode ser encontrado nos diferentes sítios arqueológicos da região. As aldeias já pesquisadas, Morro Grande, em particular, com data de 2 200 anos, estão entre as mais antigas ocupações desse grupo Tupi em território nacional.

O local que atualmente corresponde ao município de Araruama integrava a capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Sousa, ainda no Brasil Colônia (1534), mas as primeiras notícias sobre a ocupação do território foram dadas em 1575 através da expedição do governador da capitania do Rio de Janeiro, Antônio Salema, que ia para Cabo Frio e que dizimou centenas de franceses e indígenas.

Os registros sobre o território de Araruama datam de 1615, em consequência da fundação da atual cidade de Cabo Frio, a qual veio a promover o reconhecimento do Rio São João e da Lagoa de Araruama.

Em 1626, as terras de Araruama integravam as sesmarias doadas a Manuel Riscado que implantou uma serraria utilizando o pau-brasil e outras madeiras de lei.

Através do edital de 10 de janeiro de 1799, foi criada a freguesia de São Sebastião de Araruama, que pertenceu ao município de Cabo Frio até 1852, quando, por Lei Provincial nº 628, passou a integrar o município de Saquarema.

Em 6 de fevereiro de 1859, a freguesia de São Sebastião de Araruama foi elevada à categoria de Vila de Araruama devido à extinção da Vila de Saquarema.

A elevação de Araruama à categoria de cidade verificou-se em 22 de janeiro de 1890 através de decreto do governador Francisco Portela.

O hino da cidade de Araruama foi incorporado à história da cidade em 1999 pelo compositor Pedro Paulo Pessoa Pinto.

Atualmente, a cidade é conhecida em todo o estado do Rio de janeiro pela sua vocação comercial e, principalmente, pela sua vocação turística. Os turistas são atraídos pelas praias, principalmente as oceânicas, banhadas pelas águas cristalinas do Atlântico. Também são atrativos as praças, parques, centros de gastronomia e centros de entretenimento.

Turismo

Uma das principais fontes de riqueza da cidade. É mais predominante no verão, onde pessoas de diversos estados do país (e até estrangeiros), visitam o município em busca de suas praias e eventos. Os meses em que o turismo mais se aquece são Dezembro (devido as celebraçãoes de Natal e Reveilon) e Janeiro.

Lagoa de Araruama

A Lagoa de Araruama é caracterizada pela sua alta taxa de salinidade (uma das maiores do mundo), e pelas suas águas quentes, ideais para o banho em qualquer época do ano. Nos últimos anos, a Laguna vem se recuperado de uma grande poluição, ocorrida devido ao avanço imobiliário e a falta de consciência ambiental de muitos moradores e turistas. Ultimamente, vê-se a laguna recuperando suas águas azuis e cristalinas, que antes eram o seu principal ícone. Também já é possível se banhar em suas águas novamente.