Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ

Capital                        Rio de Janeiro - RJ                          
Area (Km²)   43 696,054
Números de Municípios 92
População estimada em 2010 15 993 583

 

 
Barra do Piraí 1 - RJ Barra do Piraí 2 - RJ Barra do Piraí 3 - RJ Barra do Piraí 4 - RJ

Barra do Piraí - RJ

Barra do Piraí - RJ              Rio de Janeiro - RJ           
População 94 855
Barra do Piraí é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º28'12" sul e a uma longitude 43º49'32" oeste, estando a uma altitude de 363 metros. Sua população, segundo o Censo de 2010, é de 94.855 habitantes. 

Dados Geográficos

Área:Possui uma área de 582,1 km².

Localização Geográfica: Localizada no centro da região Sul Fluminense, fica a uma distância da cidade do Rio de Janeiro de aproximadamente 100 km. Faz fronteira com os municípios de Valença, Vassouras, Mendes, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa.

Distritos: Barra do Piraí é composta de 6 distritos: Barra do Piraí (sede), Ipiabas, Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo, Califórnia da Barra.

Origem do nome: O nome do município é devido ao fato do rio Piraí desaguar no Rio Paraíba do Sul.

História

O povoamento de Barra do Piraí teve início em terras de sesmarias doadas em 1761 e 1765 a Antônio Pinto de Miranda e Francisco Pernes Lisboa. Com área de uma légua em quadra, ficavam situadas nas margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o Paraíba do Sul. Os primeiros colonizadores foram membros das famílias Faro e Pereira da Silva. Grandes senhores de escravos, dedicaram-se à agricultura e, em pouco tempo, dominaram a região cafeeira, serra acima. Em 1853 as primitivas sesmarias ficaram interligadas pela ponte que o comendador Gonçalves Morais mandara construir. Perto dela levantou-se o Hotel Piraí, e mais tarde novas edificações. A esse tempo, na margem oposta do Paraíba, os comendadores João Pereira da Silva e José Pereira de Faro, futuro barão do Rio Bonito, erguiam o pequeno povoado de Santana. O rápido desenvolvimento do lugar, onde se realizavam grandes transações comerciais, propiciou a inauguração de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, a 7 de agosto de 1864. Em seguida iniciou-se a construção dos ramais mineiro e paulista.

Economia

Principais atividades: agricultura, indústrias metal-mecânicas e pecuária.

O município possui atualmente 303 indústrias e 2621 empresas instaladas, dentre as quais destaca-se a Casa do Arroz como maior empregador de salário mínimo da cidade. A economia da cidade baseia-se também no comércio, onde estão presentes várias empresas de renome nacional como: Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Cem. Depois de longo período abandonado o galpão da CASERJ na BR-393 vai abrigar em seus 4050 metros quadrados o CONDEBAP (Condomínio Empresarial de Barra do Piraí), o galpão foi cedido em 25 de junho de 2008 pelo governo do Estado á Prefeitura Municipal de Barra do Piraí. As principais indústrias presentes na cidade são:

- Metalúrgica Barra do Piraí(MBP) - BR Metals - Usinas Itamaraty - Maüser - Entre outras…

Nas décadas de 70 e 80, Barra do Piraí viveu momentos áureos em sua economia com o crescimento da indústria alimentícia (Belprato). Mas a liderança econômica de Barra do Piraí foi abalada mesmo pelos seguintes fatores:

    A criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e o crescimento da cidade de Volta Redonda.
    A construção da Rodovia Presidente Dutra, fazendo com que o transporte para o Vale do Paraíba deixasse de ser apenas ferroviário, como até então.
    A extinção dos trens de passageiros feita pelo presidente Jânio Quadros em 1961.

Turismo

Barra do Piraí faz parte da região Vale do Ciclo do Café. Tendo como principais eventos:

    Circuito de Outono: Café, Cachaça e Chorinho;
    Festival Vale do Café; e a
    Exposição Agropecuária de Barra do Piraí.

Os principais pontos turísticos da cidade são:

    Beco da Carioca
    Catedral de Santana
    Igreja São Benedito
    Igreja Santo Cristo dos Milagres
    Chaminé da Rede Ferroviária
    Casa da Princesa
    Aldeia das Águas Resort (antigo Águas Quentes)
    Ponte Presidente Getúlio Vargas (Ponte Metálica)
    Santuário da Concórdia
    Cachoeira de Ipiabas
    Rio Piraí e Rio Paraíba do Sul
    Fazendas históricas da época do Café
    e os ateliers de artesanato.