Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ

Capital                        Rio de Janeiro - RJ                          
Area (Km²)   43 696,054
Números de Municípios 92
População estimada em 2010 15 993 583

 

 
Itatiaia 1 - RJ Itatiaia 2 - RJ Itatiaia 3 - RJ Itatiaia 4 - RJ

Itatiaia - RJ

Itatiaia - RJ                           Rio de Janeiro - RJ           
População 28 852
Itatiaia é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º29'29" sul e a uma longitude 44º33'33" oeste. Sua população estimada em 2008 era de 34.595 habitantes. Situa-se na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

A temperatura média anual varia entre 15 e 27 graus Celsius, podendo chegar a 5 graus Celsius no inverno. A altitude mínima de Itatiaia é de 505 metros, no entanto atinge 2.291 metros perto do Pico das Agulhas Negras, que faz parte do Parque Nacional do Itatiaia.

Possui uma área de 225,54 km² subdividida em dois distritos: Itatiaia (sede) e Penedo, que gera grande parte da renda do município, devido ao turismo.

História

Sua história tem mais de 160 anos, sendo 5 de abril de 1849 oficialmente aceita como marco de sua fundação, com o nome de "Campo Belo". Existem documentos antigos que registram povoamento no local pelo menos sete anos dessa data oficial.

No Brasil Colônia, o território atual do município era habitado por índios Tamoios, Puris e Coroados. A presença do homem branco só veio no rastro dos Bandeirantes, a necessidade do escoamento do ouro em Minas Gerais para os portos de Angra dos Reis e Parati forçou a descida pela serra no roteiro onde hoje existe Mauá, ou pela Serra do Picu, passando por onde hoje é Itatiaia.

O Almanaque Lambert datado de 1850 indica que a região teria sido ocupada nas décadas anteriores pelos mineiros que, diante do esgotamento das minas de ouro, teriam descido definitivamente a serra procurando terras onde pudessem se instalar.

É dessa época a formação das maiores fazendas da região, como a da Cachoeira, a Itatiaia, a Belos Prados, a Campo Belo, a da Serra, a Fazendinha e a de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, esta última correspondendo à atual área do Parque Nacional do Itatiaia, com suas matas preservadas graças a seu proprietário não ter aderido à monocultura cafeeira.

Foi somente no início do século XIX que surgiu o povoado de Campo Belo com a instalação do Distrito de Paz e Tabelionato, em 1832. Em 1839 foi instalado o Curato Eclesiástico de São José de Campo Belo. Campo Belo foi elevada à vila por Lei Federal n. 311, de 2 de março de 1938.

Em 31 de dezembro de 1943 o Decreto Lei n. 1.056 deu ao quarto distrito de Resende e Vila de Campo Belo o expressivo nome de Itatiaia.

Em 1985 nevou no Parque Nacional do Itatiaia.

É um dos mais jovens municípios do estado do Rio de Janeiro, tendo sido criado pela Lei n° 1.330, de 6 de julho de 1988, por desmembramento de Resende.

Sua primeira administração foi instalada em 1 de junho de 1989. Sua economia já passou pela indústria do café, cana-de-açúcar, pecuária, exploração de carvão e atualmente baseia-se no turismo.

Turismo

Em Itatiaia, o visitante encontra montanhas, com ótimos lugares para a prática de escalada e florestas úmidas, com cachoeiras.

Além do Parque Nacional Itatiaia, Itatiaia conta ainda com outros destinos turísticos, como a Usina Hidrelétrica do Funil, pertencente à estatal Furnas Centrais Elétricas, a Colônia Finlandesa de Penedo e as vilas de Maromba e Maringá, ambas na região de Visconde de Mauá.

Parque Nacional do Itatiaia
Interior do Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional Itatiaia, localizado na cidade, é um atrativo a parte, sendo a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Divide-se em dois ambientes distintos:

    Sede do Parque (parte baixa) - tem como atrativos o Lago Azul, as Cachoeiras Poranga, Itaporani e Véu de Noiva, os Três Picos, o Complexo Maromba, com a piscina natural do Maromba, a Pedra de Fundação e o Mirante do Último Adeus.

    Planalto (parte alta) - encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. Seu acesso se dá pela via Presidente Dutra, entrando em Engenheiro Passos, e pegando a rodovia Rio de Janeiro-Caxambu, na altura da Garganta do Registro, sinalizada, tem início a estrada de chão batido e a entrada do Parque. É na parte alta que encontra-se o Pico das Agulhas Negras e o Maciço das Prateleiras.