Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ

Capital                        Rio de Janeiro - RJ                          
Area (Km²)   43 696,054
Números de Municípios 92
População estimada em 2010 15 993 583

 

 
Itaocara 1 - RJ Itaocara 2 - RJ Itaocara 3 - RJ Itaocara 4 - RJ

Itaocara - RJ

Itaocara - RJ                        Rio de Janeiro - RJ           
População 22 902
Itaocara é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro.

História

Devido a luta entre os índios Coroados e Puris, os religiosos Capuchinhos que colonizavam São Fidélis, sentiram necessidade de criar no local das divergências uma nova Aldeia, que acolhendo uma das tribos, separasse os litigiantes. Em 1809, Frei Tomás da cidade de castelo, chegou as terras escolhidas para a fundação da Aldeia, que denominou São José de Dom Marcos, em homenagem ao referido Vice-rei. O nome escolhido não criou raízes no pensamento dos habitantes, que preferiram designar o local de aldeia da pedra, em referência ao penhasco que lhe ficava fronteiro, na margem oposta do Rio Paraíba do Sul. A história mais recente, é uma continuidade de luta pelo progresso e desenvolvimento sócio-cultural do Município de Itaocara, cujo topônimo deriva do tupi: "ITA" (pedra) e "OCARA" (aldeia), OCAS onde a oca, casa, ARA - lugar, da casa de pedra.

No século XIX e início do século XX, como o ocorrido em toda região norte-noroeste do estado, recebeu significativa mão de obra de imigrantes, sobretudo de origem sírio-libanesa.

Geografia

Está a uma altitude de 60 metros. Sua população estimada em 2010 era de 22.902 habitantes. Possui uma área de 429,68 km². Localiza-se na margem direita do Rio Paraíba do Sul.

Serra do Cândido

Localizada no distrito de Laranjais, possui 630 metros de altitude. É cercada de árvores de grande porte e se encontra como um atrativo turístico para a localidade de Engenho Central. Do seu pico avista-se grande parte do município itaocarense e de outros vizinhos.

Economia

Pecuária de corte

É uma das principais áreas econômicas do município. Existente desde quase todas grandes fazendas à quase todos os pequenos sítios.

Pecuária leiteira

Assim como a pecuária de corte é bastante exercida pelo município em abundância, colocando o município entre uns dos maiores produtores de leite do estado do Rio de Janeiro.

Indústrias

Apesar da pequena quantidade, é dessa prática que Itaocara retira seu proveito econômico, já que a grande maioria esta ligada à prática agrícola e pecuarista. Como por exemplo a CAPIL e a Café Duvale.

Turismo

É ainda pouco lucrativo, apesar do município contar com diversos pontos turísticos e cartões postais.