Piauí - PI
Teresina - PI

Capital Teresina - PI                            
Area (Km²)   251 529,186
Números de Municípios 224
População estimada em 2010 3 119 015

 

 
Anísio de Abreu 1 - PI Anísio de Abreu 2 - PI Anísio de Abreu 3 - PI Anísio de Abreu 4 - PI

Anísio de Abreu - PI

Anísio de Abreu - PI               Piaui - PI                                  
População 9.094
Anísio de Abreu é um município brasileiro do estado do Piauí.

Localiza-se a uma latitude 09º11'22" sul e a uma longitude 43º02'45" oeste, estando a uma altitude de 440 metros. Sua população do censo IBGE em 2007 era de 8.197 habitantes. Possui uma área de 354,98 km².

História

Sabe-se que o início de sua povoação data de 1815, quando Manoel Ribeiro Soares juntamente com seus filhos Dionísio Ribeiro Soares e Manoel Ribeiro Soares Filho fixaram uma fazenda de gado que logo prosperou. Mais tarde instalou-se Vicente Ferreira Lima, que a partir de então deram início ao povoamento local.

Em 1927 foi construída a primeira igreja. E mais tarde, além das fazendas de gado, a região sofreu influência do surto do extrativismo da maniçoba. Surgiu. , o primeiro comerciante do então povoado Tamanduá Anísio Ribeiro Soares, neto de Manoel Ribeiro Soares. Apesar das grandes dificuldades da época o povoado foi se desenvolvendo, graças à criação de gado e à agricultura. Com o seu crescimento populacional tão logo surgiu o desejo de luta pela sua emancipação política, pois até então, o povoado pertencia ao município de Caracol – PI. Desejando ver o povoado tomar-se uma cidade próspera, Sebastião Ribeiro da Silva colocou-se à frente desta conquista. Articulou junto às autoridades políticas da época, o processo emancipatório o qual se concretizou pela Lei 2.353 de 5 de dezembro de 1962. O recém criado município foi batizado com o nome de Anísio de Abreu em homenagem ao primeiro comerciante do município Anísio Ribeiro Soares e ao ex.-governador do Estado, Anísio Auto de Abreu, cuja instalação aconteceu em 5 de dezembro do mesmo ano.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Anísio de Abreu, pela lei estadual nº 2353, de 5 de dezembro de 1962, desmembrado de Caracol. Sede no atual distrito de Anísio de Abreu ex-povoado de Tamanduá. Constituído do distrito sede. Instalado em 25 de dezembro de 1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Economia

A principal fonte da Economia Local é Agricultura Familiar, seguida de profissionais da Educação,Aposentados (Beneficiários do INSS), O Comércio Local também tem sua enorme contribuição na geração de empregos e fonte de renda.