Piauí - PI
Teresina - PI

Capital Teresina - PI                            
Area (Km²)   251 529,186
Números de Municípios 224
População estimada em 2010 3 119 015

 

 
Bocaina 1 - PI Bocaina 2 - PI Bocaina 3 - PI Bocaina 4 - PI

Bocaina - PI

Bocaina - PI                            Piaui - PI                                  
População 4.346
Bocaina é um município brasileiro do estado do Piauí.

História

A história de Bocaina começa ainda no período colonial por volta de 1712 quando chega da Bahia os Irmãos Borges Leal com bastante gado e alguns escravos, ocupando vastos territórios para iniciar as primeiras atividades pecuárias. Um dos primeiros locais onde esses irmãos se instalam é uma região chamada Boqueirão no ano de 1749. Antônio Borges Leal Marinho foi um dos pioneiros dessa ocupação, casou-se com Maria da Conceição Pereira de Sousa. Durante a ocupação do território, providenciou logo a construção de uma casa com materiais vindos de Oeiras, católico devoto, logo providencia a construção da primeira capela na região que é concluída em 1754. Em suas viagens a Bahia ele traz consigo um missionário jesuíta, essa capela passaria a ser dedicada a Nossa Senhora da Conceição, batizando a Igreja e as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, que era a pedroeira dos escravos.

Com o passar do tempo o povoado de Bocaina foi desmembrada de Oeiras e anexada ao território de Picos, mas no ano de 1963 o território é desmembrado e passaria a se formar município independente através da Resolução Estadual 2.561 de 19 de dezembro de 1963, formando o atual município de Bocaina.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 06º56'33" sul e a uma longitude 41º19'21" oeste, estando a uma altitude de 235 metros. Sua população estimada em 2009 era de 4.371 habitantes. Bocaina fica a 18 km (quilometros)de Picos.

Possui uma área de 275,16 km².

Cultura e Turismo

No período de 29/11 a 08/12 acontece os festejos em comemoração a padroeira Nossa Senhora da Conceição, muitas pessoas em ação de graças caminham 23km (Picos a Bocaina) para agradecer a Santa por suas graças, nesse período a cidade fica em festa assim recebendo milhares de pessoas. A cidade possui tambem uma barragem muito visitada por turistas, onde no meses de fevereiro acontece o famoso "Carnaval da Barragem de Bocaina". Bocaína ainda tem nas epócas de eleições onde a cidade se divide em amarelão e azulão, para disputar a prefeitura e a câmara de vereadores. Bocaína tem também vários filhos e filhas conhecidos em toda região com professores, Ana Lúcia, Pedro Luz, Neuza, entre outros, e tambem vários profissionais do direito.