Piauí - PI
Teresina - PI

Capital Teresina - PI                            
Area (Km²)   251 529,186
Números de Municípios 224
População estimada em 2010 3 119 015

 

 
Cajueiro da Praia 1 - PI Cajueiro da Praia 2 - PI Cajueiro da Praia 3 - PI Cajueiro da Praia 4 - PI

Cajueiro da Praia - PI

Cajueiro da Praia - PI                      Piaui - PI                                             
População 7.163
Cajueiro da Praia é um município brasileiro do estado do Piauí.

Localiza-se a uma latitude 02º55'40" sul e a uma longitude 41º20'10" oeste, estando a uma altitude de 10 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6 143 habitantes. Possui uma área de 283,86 km².

História

O município de Cajueiro da Praia foi criado pela Constituição Estadual de 05/10/1989, desmembrado do município de Luís Correia e emancipado com a lei nº 4.810, do 14 de dezembro de 1995, ocorrendo a primeira eleição para prefeito municipal em 1996, sendo eleito o primeiro Prefeito Cláudio Fontenele Souza e assumindo o mandato em Janeiro de 1997.

Geografia

Limites

Norte: Oceano Atlântico; Sul Luís Correia; Leste: Estado do Ceará; Oeste Luís Correia

Clima

Tropical alternadamente úmido e seco, com duração do período seco de seis meses / Temperaturas médias Entre 25°C a 32°C

Vegetação

Restinga, vegetação de dunas e caatinga arbórea e arbustiva

Recursos hídricos

Oceano Atlântico, Rios Timonha, Carpina e Camurupim e Lagoa do Cajueiro

Solos

Areias quartzosas marinhas, areias quartzosas distróficas e solos aluviais eutróficos

Demografia

Durante o período de 2000 a 2007 a população de Cajueiro da Praia só cresceu 38 habitantes, isto pode ser explicado pela baixa taxa de natalidade ou pela migração dos moradores para outras regiões. O município conta com três unidades de saúde, sendo um Posto de Saúde da sede municipal, um Posto de Saúde do povoado de Barra Grande e uma Unidade da Vigilância Sanitária. Em relação à educação, Cajueiro conta com 16 escolas públicas estaduais e municipais, com ensino médio e fundamental.

Infraestrutura

O município de Cajueiro da Praia já dispõe de uma boa infraestrutura hoteleira, com 11 estabelecimentos de hospedagens, com capacidade de abrigar 153 visitantes, em sua maioria localizados no povoado de Barra Grande, além de muitas casas para serem alugadas por turistas. Segundo Costa (2006) apenas 14% dos moradores do povoado Barra Grande disseram alugar suas residências para os turistas e 86% declararam não realizar essa prática. As pousadas, geralmente, possuem operação familiar e com instalações simples, porém, nos últimos meses, as condições ambientais da região têm levado muitos praticantes de esportes radicais, como kitesurf, a abrirem as suas próprias pousadas, com um padrão mais elevado, atendendo a demanda internacional.

Atrações turísticas

Praia

Cajueiro da Praia tem como atração turística a Praia do Cajueiro. E faz parte do território de Cajueiro da Praia a Praia de Barra Grande, que é um pequena colônia habitada no passado apenas por pescadores. E, atualmente possui diversas pousadas focadas no turismo, com destaque para a prática do Kitesurf, pois nessa praia são encontradas as condições ideais para prática desse esporte.

Patrimônio Natural do Peixe-Boi Marinho

Cajueiro da Praia foi o primeiro município brasileiro a receber o título de Patrimônio Natural do Peixe-Boi Marinho, através de uma lei municipal de 2003 (NETO, 2006). Assim, a prefeitura local é responsável, perante a lei, de proteger os mamíferos aquáticos e seus habitats (estuários, rios e mar), além de poder explorar este título para incrementar a atividade turística e articular parcerias com entidades para preservar este mamífero.

O Projeto Peixe-Boi Marinho foi iniciado no país, em 1980, com o objetivo de avaliar o estado de conservação do mamífero no litoral brasileiro. Os trabalhos deste Projeto na região litorânea do Piauí, iniciaram-se em 1994, segundo o Técnico Ambiental do IBAMA, Heleno Santos, que hoje conta com um dos maiores rebanhos da espécie, cerca de 25 animais, juntamente com o Maranhão e Paraíba, mostrando que a região de Cajueiro da Praia oferece segurança e alimentação para este mamífero