Piauí - PI
Teresina - PI

Capital Teresina - PI                            
Area (Km²)   251 529,186
Números de Municípios 224
População estimada em 2010 3 119 015

 

 
Campo Maior 1 - PI Campo Maior 2 - PI Campo Maior 3 - PI Campo Maior 4 - PI

Campo Maior - PI

Campo Maior - PI                   Piaui - PI                                  
População 45.180
Campo Maior é um município brasileiro do estado do Piauí.

Sua culinária também é bastante apreciável. A "carne de sol" é prato obrigatório e marca registrada do município. Outras comidas típicas são a Paçoca e Maria Isabel, sendo que essas apresentam o uso da Carne de Sol na preparação da comida.

Foi nesse município que ocorreu a mais violenta e única batalha sangrenta pela Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo Esquecida historicamente, o 13 de março de 1823 teve papel decisivo para manter a unidade territorial do país. Consistiu na luta de vaqueiros, agricultores e outros trabalhadores contra as tropas do Marechal João José da Cunha Fidié, que cumpria ordens do Rei de Portugal, D.João VI, para que o norte do Brasil permanecesse sob o domínio português. O povo do Piauí, lutava com facões e instrumentos de trabalho , não com armas. Perderam a batalha, mas não a guerra. Depois disso, Fidié, seguiu para o Maranhão, onde foi preso.

Aspectos físicos

A cidade caracteriza-se pela beleza dos campos, com a presença marcante da Carnaúba (Copernicia prunifera), a qual tornou a cidade conhecida como "Terra dos Carnaubais". O Açude Grande também apresenta destaque, encantando turistas que passam pela cidade. Outros pontos turísticos são a "Serra" de Santo Antônio, a Barragem dos Corredores, o Monumento aos Heróis do Jenipapo e a Catedral de Santo Antônio.

Localização geográfica

Localiza-se a uma latitude 04º49'40" sul e a uma longitude 42º10'07" oeste, estando a uma altitude de 125 metros.

A distância de Campo Maior à capital (Teresina) é de 84 km.

A partir do fim do século XX e início do século XXI, seus limites são os seguintes:

    Ao Norte: com os municípios de Cabeceiras do Piauí e José de Freitas;
    Ao Sul: com Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco e Novo Santo Antônio;
    Ao Leste: com Nossa Senhora de Nazaré e Cocal de Telha;
    Ao Oeste: com Altos, Alto Longá e Coivaras.

Relevo

O município de Campo Maior não possui grandes elevações e as planícies predominam na bacia sedimentar do Meio Norte, sendo sua baixada no rio Longá a de maior significação, onde há zonas intercaladas de "Cuestas" com chapadas de alitudes de 150 a 300 metros na parte Leste, em que ocorre surgimento da Serra de Santo Antônio e as elevações de acesso a Castelo do Piauí e Pedro II.

Hidrografia

Banhado pelos rios Longá, Jenipapo, Surubim, Titara e Fundo, que não são perenes, e os riachos Longazinho, Pontilhão, Jatobá, Angelim, Pintadas, Camaleão, Salubre e as lagoas de Búfalo, Sucurujá, Batoque, Arraial, Tuturumbá e Olaria, o município possui dezenas de açudes e barragens, destacando-se pela sua localização privilegiada o Açude Grande, no perímetro urbano, e as barragens do Emparedado, Bananeiras, Bolqueirão, Corredores, Formiga, Surumbi e Estrela, que podem reter considerável volume de água durante os períodos normais de chuvas.Merecem destaque, tantos por suas belezas quanto para recanto de lazer e banhos, as cachoeiras - quedas d'águas - no rio Foge Homem, na fazendo Pedras Negras, do Jatobá, no rio Jatobá, do Gavião e dos Pereiras, no lugar Buritizinho, Bica do Amarante, no lugar Frutica/Macacos, e finalmente as bicas e piscinas natirais existentes na Serra de Santo Antônio.

Solo

Com formação de rochas do tipo "folhelhos" na formação Longá, a espressura variada que chega a atingir cerca de 150 metros, sofre um adelgaçamento para o sul, susceptível à erosão e acidez em grandes extensões. No subsolo há grandes reservas d'água e por isso Campo Maior já conta com mais de 300 poços perfurados e atendendo diversas comunidades e fazendas.

Vegetação

Pela determinação do clima e solo, o município possui preponderantemente a sua vegetação concentrada no cerrado em transição para caatinga, vegetação rasteira com pouca predominância de árvores. Os campos limpos - as campinas - são características muito marcantes na região e ocupando extensas áreas afiguram-se ser adequadas a pecuária e à produção de cera, matéria-prima extraída das carnaubeiras nativas, uma das principais riquezas da microrregião de Campo Maior. Na região leste, entretanto, caracterizada por solos arenp-argilosos, de matas, encontram-se inúmeras variedades de árvores frondosas como o angico preto, branco, a candeia, a faveira, a gameleira, chapadeiro, mirindiba, oiticica, jatobá, pereiro, sapucaia, umurana, entre outras.

Economia

Sua economia está baseada principalmente na atividade comercial,agricultura, pecuária e extrativismo. Concentra também um dos maiores pólos religiosos do Nordeste, contando com a Catedral de Santo Antônio, que atrai turistas para os maiores festejos Católicos do estado,além disso a cidade dispõe de um grande potencial caprino-ovinocultor notadamente advindo da adaptabilidade das raças às condições edafoclimáticas da região.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Compete à Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolver as ações necessárias com vistas à organização e disponibilização para a comunidade e interessados de todas as informações, normas legais e acervo cartográfico municipal com vistas à instrumentação e apoio da Gestão Ambiental;

    Promoção da conservação e educação ambientais, por meio do acompanhamento, mobilização, informação e divulgação dos preceitos norteadores da conservação ambiental e defesa da Amazônia;
    Desenvolvimento de estudos e monitoramento ambiental, sensoriamento remoto e geração e sistematização da base cartográfica municipal;
    Promover o controle ambiental, exercendo a autoridade municipal, quer seja originária ou delegada, nas questões relativas a licenciamentos, serviços de saneamento, defesa dos recursos naturais, planejamento hidrológico e monitoração de bacias hidrográficas.
    Fortalecer a educação ambiental da população, nas escolas e através da comunicação social.
    Promoção da conservação e educação ambientais, por meio do acompanhamento, mobilização, informação e divulgação dos preceitos norteadores da conservação ambiental e defesa da Amazônia;

Principais Atrações e Áreas de Lazer

Palacete dos Pachecos

Elegante sobrado localizado na avenida José Paulino, Nº 496, no centro de Campo Maior, ao lada da residência do ex-prefeito Dácio Bona. O prédio é todo branco com traços arquitetônicos pré-modernistas com detalhes porticais. Sua preservação é de acordo com a Lei Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial. O Palacete teve construção iniciada em fins da década de 40 como propriedade da família Pacheco (ver Senador Sigefredo Pacheco) o último membro da família que residiu no Palacete foi o ex-prefeito Ivon Pacheco, que viveu no Palacete até seu falecer em 1988.