Pernambuco - PE
Recife - PE

Capital Recife - PE                            
Area (Km²)   98 311,616
Números de Municípios 185
População estimada em 2010 8 796 032

 

 
Bezerros 1 - PE Bezerros 2 - PE Bezerros 3 - PE Bezerros 4 - PE

Bezerros - PE

Bezerros - PE                                          Pernambuco - PE                                  
População 58.675
Bezerros é um município brasileiro do estado de Pernambuco.

O município é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias.

História

A origem de Bezerros data de 1740. Nessa época foi implantado um grande comércio de gado, iniciando o povoamento do local. Algumas versões da história de Bezerros tentam explicar o nome da cidade. A primeira diz respeito ao sobrenome da família Bezerra, que foi a primeira proprietária das terras. A segunda diz que o local foi, primitivamente, uma queimada de bezerros. A terceira conta que um dos filhos da família Bezerra se perdeu na reserva florestal, tendo sido feita uma promessa a São José, sendo a criança encontrada com vida, ao pé de frondosa árvore onde foi erguida uma Capela sob a invocação de São José dos Bezerros. O município é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias. Anualmente, no dia 18 de maio Bezerros comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São José.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º14'00" sul e a uma longitude 35º47'49" oeste, estando a uma altitude de 470 metros. Sua população estimada em 2010 é de 58.675 habitantes.

Possui uma área de 492,56 km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município de Bezerros localiza-se à 100 km da Capital Recife na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. A vegetação nativa consiste em Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, típicas do agreste.

O clima é Tropical Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa ocorre de Março com término em Agosto.

A area do município insere-se parte nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, parte nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Sirinhaém e parte nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe. Seus principais tributários são o Rio Ipojuca e o riacho Riachão. Conta ainda com o açude Manuino (2.021.000 m³).

Turismo

O Carnaval de Bezerros é o 3º mais procurado e visitado de todo o estado de Pernambuco. Também conhecida como a terra do Papangu (Papangus tratam-se das pessoas que saem mascaradas durante o carnaval da cidade) - tradição festiva na qual as pessoas se vestem com máscaras de todos os tipos durante as festas carnavalescas - é uma das mais visitadas cidades do interior de Pernambuco nesse período. É uma cidade pitoresca, com belas igrejas, praças, casas de estilo colonial e um povo muito acolhedor e festivo.

Nos meses de maio a agosto a temperatura média é de 15°C, enquanto que no distrito de Serra Negra fica em torno de 8°C, um grande atrativo para turistas de todo o Brasil. Lucas Sales de Recife disse que a culinária típica da Serra é um dos elementos essencias da cultura Bezerrense naquele lugar. Neste distrito pode-se visitar o maravilhoso paraíso ecológico no distrito de Serra Negra, com lindos mirantes e uma altitude de 957 metros do nível do mar, o Parque Ecológico da Serra Negra e vários outros atrativos.

Economia

A economia do município consiste na agricultura, sendo um dos maiores produtores de tomate do Estado; na indústria destacam-se suas fábricas de bolos. Bezerros destaca-se também nas fabricas de doces. Além disso, Bezerros é uma das cidades pernambucanas que mais se destaca na produção de granito. Na gastronomia uma boa pedida são os restaurantes do Distrito de Encruzilhada, onde o principal atrativo é a carne de sol E em Bezerros o Restaurante Lá em Casa e o Bar do Figuinho onde é servido um peixe e um figado excelente.

Infelizmente Bezerros, como a maioria das cidades nordestinas, necessita de um maior incentivo em sua economia; pois as perspectivas para os jovens que ingressam no mercado de trabalho não são favoráveis, onde muitos sem oportunidades migram para cidades como Recife, Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, grandes centros industriais do agreste pernambucano.