Pernambuco - PE
Recife - PE

Capital Recife - PE                            
Area (Km²)   98 311,616
Números de Municípios 185
População estimada em 2010 8 796 032

 

 
Brejo da Madre de Deus 1 - PE Brejo da Madre de Deus 2 - PE Brejo da Madre de Deus 3 - PE Brejo da Madre de Deus 4 - PE

Brejo da Madre de Deus - PE

Brejo da Madre de Deus - PE                        Pernambuco - PE                                             
População 45.192
Brejo da Madre de Deus é um município brasileiro do estado de Pernambuco.

A área total do município do Brejo da Madre de Deus é de 782,69 km². O municipio tem como seus principais distritos São Domingos(Distrito onde já tem o maior numero de habitantes do que a própria sede do município segundo o IBGE) e Fazenda Nova(Distrito onde todos os anos recebe milhares de pessoas para o teatro de Nova Jerusalém, onde se realiza anualmente uma popular encenação da Paixão de Cristo) e ainda pelos povoados de Tambor de Cima, Tambor de Baixo, Caldeirões, Fazenda Velha, Cavalo Ruço, Cacimba de Pedra e Estrago.

História

O território pertencia à sesmaria de 21 léguas, concedida a Manoel da Fonseca Rego pelo governador da capitania de Pernambuco, Marquês de Montebelo.

O nome Brejo provém de sua situação em um vale formado pelas serras da Prata, do Estrago e do Amaro; e Madre de Deus foi a invocação sob a qual os padres da Congregação de São Felipe Neri fundaram um hospital em 1751, à margem do riacho que tomou o mesmo nome. Nesse local os padres estabeleceram atividades religiosas e daí começou o desenvolvimento da atual cidade. Alguns anos depois, (1759/1760) os oratorianos doaram meia légua de terra para o patrimônio da diocese e, logo em seguida, construiram uma capela sob a invocação de São José, constituida em freguesia pela provisão de 3 de agosto de 1799, desmenbrada da freguesia da LUZ.

A povoação do Brejo da Madre de Deus, foi elevada à categoria de vila em 20 de maio de 1833, constiuíndo-se em sede do município de igual nome, desmenbrado do município de Flores. Teve o predicamento de cidade - cronologicamente a 11ª em Pernambuco - em virtude da Lei Provincial nº 1.327, de 4 de fevereiro de 1879. Pela lei Estadual nº 52, de 20 de junho de 1928, Brejo da Madre de Deus foi constituído em município autônomo, sendo seu primeiro prefeito o Barão de Buíque, Francisco Alves Cavalcanti Camboim. Com a criação de novos municípios pela Lei Estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, o município de Brejo da Madre de Deus perdeu os distritos de Belo Jardim, Serra dos Ventos e Aldeia Velha (atual Xucuru), que passaram a construir um novo município Belo Jardim, voltando a cidade do Brejo da Madre de Deus ser sede municipal, condição que havia perdido para Belo Jardim desde 1924.

Recentemente, tem se descoberto no município, um grande sítio arqueológico, com pinturas rupestres e fósseis do homem pré-histórico exibidos no museu da cidade.

Próximo à Igreja de São José (o padroeiro da cidade), havia, segundo as histórias contadas pelos nativos, um poço que era possível ouvir cantos de uma sereia.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º08'45" sul e a uma longitude 36º22'16" oeste. A Cidade de Brejo da Madre de Deus está a cerca de 190 km da capital do estado de Pernambuco, Recife. Sua população estimada em 2009 era de 41.651 habitantes.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município está localizado no Planalto da Borborema. O relevo da região é bastante acidentado apresentado regiões com altitudes que variam de 600 m a quase 1200 m. A Sede municipal se localiza a uma altitude de 627 metros, sendo o ponto mais alto do município a Serra do Ponto com uma altitude de cerca de 1.195m, também um dos pontos mais altos de Pernambuco, conforme o Anuário Estatístico do Brasil (IBGE, 2010).

Alguns distritos são banhados pelo Rio Capibaribe que nasce em Poção (Pernambuco) e deságua no Oceano Atlântico em Recife.

Clima

O clima de Brejo da Madre de Deus é do tipo tropical semi-árido, mas que devido ao relevo acidentado do município apresenta inúmeras áreas de brejos de altitude, o que dá ao município um micro-clima único na região, sendo possível assim várias atividades agrícolas.

Seu índice pluviométrico anual é de 884mm, sendo os meses de março e abril os mais chuvosos.

Sua temperatura média anual é de 22 ℃, sendo a média das mínimas de 17.4 ℃.

Atrações

Naturalmente, Brejo da Madre de Deus, tem uma natureza rica, graças a quantidade de serras e quedas d'água livres. Ali encontra-se um grande escorrego natural, onde dezenas de pessoas vão se divertir deslizando sobre a água que corre por este escorrego. Além disso, há um grande potencial para o Ecoturismo na região. Sendo possível a prática de esportes, como rappel, ciclismo de aventura, calvagada, trekking, montanhismo, camping, safáris com as tradicionais toyotas alongadas tracionadas 4x4.

Antigamente, acontecia a Festa da Cenoura, devido às grandes produções que o município alcançou no século XX, sendo exportador para todo o Brasil. Entretanto, a monocultura, desgastou o solo e comprometeu a produtividade da terra para as gerações seguintes. Hoje temos o Brejo Fest, criado em 2005, o carnaval fora de época, que acontece entre os meses de novembro e dezembro. Nos meses de Abril ou Maio o Conselho de Desenvolvimento Sustentável CONDESB realiza, desde 2000, a Feira do Verde que promove a arborização e educação ambiental.