Pernambuco - PE
Recife - PE

Capital Recife - PE                            
Area (Km²)   98 311,616
Números de Municípios 185
População estimada em 2010 8 796 032

 

 
Calumbi 1 - PE Calumbi 2 - PE Calumbi 3 - PE Calumbi 4 - PE

Calumbi - PE

Calumbi - PE                                          Pernambuco - PE                                  
População 5.651
Calumbi é um município brasileiro do estado de Pernambuco.

Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Tamborilzinho e Roças Velhas.

História

As terras onde se localiza hoje o município de Calumbi pertenciam à família Barbosa, que foram os primeiros povoadores. Ali edificaram uma igreja devotada a Nossa Senhora da Conceição, onde é celebrada sua festa desde 8 de dezembro de 1877. O povoado foi inicialmente chamado de São Serafim e pertencia à comarca de Flores. Pelo decreto-lei nº 92, de 31 de Março de 1938, o distrito de São Serafim passou a denominar-se Calumbí, em virtude da grande quantidade da planta arbustiva de mesmo nome. Elevado à categoria de município pela lei estadual nº 4938 de 20 de Dezembro de 1963. A sua instalação ocorreu em 1º de abril de 1964.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 07º56'29" sul e a uma longitude 38º09'00" oeste, estando a uma altitude de 446 metros.

Possui uma área de: 221 km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%.

Relevo

O município localiza-se na unidade geoambiental Depressão Sertaneja. O relevo é suave-ondulado, com vales estreitos e vertentes dissecadas. As cristas e outeiros são residuais que sofreram intensa erosão.

Vegetação

A vegetação predominante é a caatinga hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Hidrografia

O município de Calumbi encontra-se situado na Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú. Seus principais tributários são o Rio Pajeú e os riachos de regime intermitente: do Covão, córrego do Gama, dos Barreiros, Cabaceira, Camaleão, Grande, da Cachoeira, do Bom Jesus, da Onça, Bituriana, da Lagoa, Santa Clara e São Domingos.

Economia

A atividade econômica predominante é a agricultura. Possui lavouras temporárias de algodão herbáceo, feijão, mandioca e milho e lavoura permanente de algodão herbáceo e banana. A pecuária também compõe a economia local (aves, gado bovino, caprino, ovino e suíno). Possui também um grande número de dependentes de programas de ajuda governamental, como o Bolsa Família.