Pernambuco - PE
Recife - PE

Capital Recife - PE                            
Area (Km²)   98 311,616
Números de Municípios 185
População estimada em 2010 8 796 032

 

 
Camaragibe 1 - PE Camaragibe 2 - PE Camaragibe 3 - PE Camaragibe 4 - PE

Camaragibe - PE

Camaragibe - PE                                   Pernambuco - PE                                  
População 144.506
Camaragibe é um município brasileiro do estado de Pernambuco pertencente a região metropolitana do Recife.

Sendo a sexta mais populosa da região (atrás de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho) e a oitava de Pernambuco.

História

A área onde hoje está localizado o município de Camaragibe era povoada por minorias indígenas, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI.

As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção da cana-de-açúcar.

O município surgiu com os antigos engenhos, como o Camaragibe, fundado em 1549 e considerado um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa em 1645. O engenho foi incendiado pelas tribos indígenas que viviam no local.

Entre 1891 e 1895 foi implantada uma fábrica de tecidos pelo engenheiro Carlos Alberto de Menezes, e o engenheiro francês Pierre Collier o que modificou a feição do local.

Em 20 de dezembro de 1963 a Lei Estadual nº 4.988 elevou o distrito à categoria de município, o qual foi extinto em 6 de julho de 1964, por acórdão do Tribunal de Justiça (mandado de segurança nº 59.906), sendo seu território reanexado ao do município de São Lourenço da Mata. Sendo novamente elevado a categoria de município só em 13 de maio de 1982, desmembrando-se de São Lourenço da Mata, segundo a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco daquela data.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Camaragibe, pela lei municipal nº 21, de 05-03-1908, subordinado ao município de São Lourenço da Mata.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Camaragibe, figura no município de São Lourenço da Mata.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Camaragibe aparece grafado Camarajibe e permanece no município de São Lourenço da Mata.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Camarajibe permanece no município de São Lourenço da Mata.

Elevado à categoria de município com a denominação de Camarajibe, pela lei estadual nº 4988, de 20-12-1963, desmembrado de São Lourenço da Mata. Sede no antigo distrito de Camarajibe. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito scde.

Pelo acórdão do tribunal de justiça, mandado de segurança nº 59.906, de 06-07-1964, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de São Lourenço da Mata.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Camarajibe figura no município de São Lourenço da Mata.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Camaragibe, pela lei estadual nº 8951, de 14-05-1982, desmembrado de São Lourenço da Mata. Sede no antigo distrito de Camaragibe ex-Camarjibe. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 31-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteação de Grafia

Camarajibe para Camaragibe alterado, pela lei estadual n 8951, de 14-05-1982.

Aspectos físicos e demográficos

Localiza-se a uma latitude 08º01'18" sul e a uma longitude 34º58'52" oeste, estando a uma altitude de 55 metros. De acordo com censo do IBGE de 2010 sua população é de 144.506 habitantes. Possui uma área de 55.083 km².

Atualmente, o município é considerado em sua totalidade uma região urbana, cuja ocupação deu-se de forma mais intensa por meados do século XX em decorrência do êxodo rural provocado pela busca de maiores e melhores condições de vida que a capital poderia proporcionar-lhes. Pode-se notar no município duas distintas regiões dotadas de certas peculiaridades num único plano político-geográfico e social, um delas é a região de Aldeia que caracteriza-se por seu clima agradável, dotada de diversos fragmentos de mata atlântica e seus recursos hídricos, luxuosos condomínios e cuja ocupação demográfica não se deu de forma tão intensa quanto a da parte sul do município que é conurbada com as cidades do Recife e São Lourenço da Mata,e é nesta região onde localiza-se o centro da cidade e seus bairros centrais e onde encontra-se a maior parcela da população do município e com grande facilidade a presença de uma grandiosa e crescente dinâmica econômico-social que da vigor a cidade.

O município destaca-se na produção de flores tropicais para o mercado interno e exportação(cultivadas na região de Aldeia), mas é nas áreas centrais da cidade que podemos notar com clareza a grande vocação local para o comércio, que atrai não só os munícipes mas também populações de cidades vizinhas.

Transportes

Assim como em diversos municípios brasileiros, os meios de transportes atendem a uma demanda que vem surgindo com o passar do tempo, e que em Camaragibe torna-se cada vez maior em decorrência do aumento populacional e de dinâmicas sociais que acentuam-se mais a cada dia.

Inicialmente Camaragibe dispunha de uma estação de trem localizada no bairro de Alberto Maia partindo da capital(Recife) que transportava trabalhadores para cidades próximas da região passando pelo município, mas que ao longo do tempo foi substituída por meios mais eficazes de transportes coletivos como os ônibus e outros transportes irregulares que atendiam algumas localidades.

Hoje, a cidade dispõe de uma estação do metrô de superfície do (Grande)Recife ligando-a através da linha central do metrô ao centro do Recife e a diversos bairros onde é presente alguma estação em seu percurso e um terminal de ônibus(SEI) integrado ao metrô que permite ao usuário pagando uma única passagem por sentido a deslocar-se por vários pontos da Região Metropolitana através do seu sistema estrutural integrado(SEI).

Tal sistema de transporte coletivo permite não somente a integração de várias localidades do município a um terminal central de onde partem diversas linhas com destinos diversos mas também a integração com outras localidades da região, como por exemplo alguns bairros de São Lourenço da Mata, à cidade (referente a sede) de Araçoiaba e ao vilarejo Chã de Cruz localizado numa região limítrofe que compreende os municípios de Camaragibe, Paulista, Paudalho e Abreu e Lima.

Além destas linhas integradas, também há outras linhas de transporte regularizadas pela prefeitura (transporte complementar) que fazem o transporte municipal que atende a cidade denominado Sistema de Transporte Público de Passgeiros de Camaragibe (STPPCg), proporcionando aos seus residentes deslocar-se a diversos pontos da cidade.

Existe também a linha Tiúma/Camaragibe que faz parte do Sistema de Transporte Complementar Metropolitano (STCM), sob o controle e fiscalização da Grande Recife Conssórcio de Transporte. A linha foi programada para fazer ligação intermunicipal entre Camaragibe e São Lourenço da Mata, complementando o serviço de ônibus.