Pernambuco - PE
Recife - PE

Capital Recife - PE                            
Area (Km²)   98 311,616
Números de Municípios 185
População estimada em 2010 8 796 032

 

 
Caruaru 1 - PE Caruaru 2 - PE Caruaru 3 - PE Caruaru 4 - PE

Caruaru - PE

Caruaru - PE                                           Pernambuco - PE                                  
População 314.951
Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco.

Cidade mais populosa do interior do estado, localiza-se na região do Agreste e devido à sua importância regional, também é conhecido por seus habitantes como Capital do Agreste e a Princesinha do Agreste.

Distante 130 km do Recife, Caruaru é conhecida nacionalmente pelos festejos juninos, por isso também é chamada de A Capital do Forró. A festa de São João, dura 30 dias e toma o mês de junho inteiro, por vezes até adentrando os meses de maio e julho, sendo considerada uma das melhores festas de São João do Mundo.

Tem uma população residente (2010) de 314.951 habitantes, que vivem numa área territorial de 921 quilômetros quadrados.

História

As terras que hoje constituem o município de Caruaru eram primitivamente uma fazenda de gado, pertencente à família Nunes dos Bezerros. Este nome deve-se à proximidade da fazenda com a paróquia dos Bezerros. Acredita-se que esta família descende dos primitivos concessionários das terras concedidas como sesmaria.

Com a família Nunes vivia um casal de órfãos. Um deles, José Rodrigues de Jesus, apossou-se da parte que lhe cabia na herança, estabelecendo-se no local denominado Caruaru. Ali construiu uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O povoamento da região iniciou-se no entorno desta capela. Em 1846, o Frei Euzébio de Sales, Capuchinho proveniente da Penha, iniciou a construção da Igreja Matriz, hoje Catedral. A capelinha foi reconstruída por duas vezes, sendo a última reconstrução em 1883.

A localização geográfica favoreceu o desenvolvimento local, por ser a região passagem obrigatória de transporte de gado do sertão para o litoral e de mascates em sentido inverso.

Em dezembro de 1895, foi inaugurada a estação ferroviária da "Great Western" que ligou Caruaru ao Recife, que consolidou o desenvolvimento local. Nesta época, já era famosa a feira de Caruaru.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%.

Por se localizar na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, seu relevo é suave ondulado, de solo pedregoso e argiloso, com altitude média de cerca de 545 metros. O ponto mais alto da cidade é o Morro do Bom Jesus, com altitude de 630 metros.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%.

Por se localizar na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, seu relevo é suave ondulado, de solo pedregoso e argiloso, com altitude média de cerca de 545 metros. O ponto mais alto da cidade é o Morro do Bom Jesus, com altitude de 630 metros.

Vegetação

Tem a caatinga como vegetação dominante do município, com suas arvores típicas, como o juazeiro, a algaroba, a baraúna, o mulungu e a imburana, arbustos como o velameiro, marmeleiro, e urtiga, broméliaceas como o caroá, macambira e o gravatá e cactáceas como o facheiro, xique-xique,jurema-preta, mandacaru, coroa-de-frade e palmatória. Possui ainda, vegetação úmida e arborizada (floresta tropical) ao sul, pois faz divisa com a microrregião do Brejo Pernambucano no extremo sul do município.

Clima

Caruaru está situado em uma área de clima tropical do tipo semiárido, mas que devido a altitude modesta apresenta um quadro de aridez menos severa. Por estar situado a 140 km do litoral, Caruaru está sujeito ao regime de chuvas de outono-inverno típicas da zona leste oriental do Nordeste.

Seu índice pluviométrico é de cerca de 662mm, mal-distribuídos ao longo do ano.

Uma das explicações para a escassez de chuvas na região é o planalto da Borborema, a Serra das Russas, localizada no município de Gravatá, que devido a altitude provoca chuvas orográficas, fazendo assim com que o ar chegue ao interior da região mais seco.

A temperatura média anual de Caruaru é de 22,5°C, podendo as temperaturas no verão oscilarem entre 25°C a 31°C, e no inverno entre 14°C a 19°C.

Recursos hídricos

O município está inserido nos domínios das bacias hidrográficas dos rios Ipojuca e Capibaribe. Os principais tributários são o Rio Capibaribe e os riachos Tabocas, Caiçara, Borba, da Onça, Olho d’ Água, Mandacaru do Norte, Carapotós, São Bento, Curtume e Taquara, todos de regime intermitente.

O município conta com os recursos dos açudes Eng°. Gercino de Pontes (13.600.000 m³), Taquara (1.100.000 m³), Guilherme (786.000 m³), Serra dos Cavalos (761.000 m³) e Jaime Nejaim (100.000 m³).

Economia

De acordo com dados do IPEA do ano de 1996, o PIB era estimado em 680,90 milhões de reais, sendo que 7,8% correspondia às atividades baseadas na agricultura e na pecuária, 15,3% à indústria e 76,9% ao setor de serviços. O PIB per capita era de 2.241,87 reais.

Em 2002, conforme estimativas do IBGE, o PIB havia evoluído para R$ 1.888,066 milhões e o PIB per capita para 4.350,00 reais.

O ponto central da economia é o comércio, notadamente as feiras livres de confecções. A feira localizada próximo ao rio Ipojuca congrega feiras de ervas, legumes e verduras, calçados e produtos eletrônicos, além da de artesanato e os mercados de farinha e de carne. Outra feira livre de destaque é a do bairro do Salgado, sazonal.

A Feira da Sulanca é outro ponto forte de Caruaru. É conhecida como a maior feira livre do mundo. Ao lado de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama é a maior produtora de confecções do Nordeste.

A cidade ainda conta com o North Shopping Caruaru e o Shopping Difusora, além do Pólo Comercial de Caruaru.

Educação

Caruaru dispõe de campi das duas principais universidades do estado, a Universidade de Pernambuco (UPE), com os cursos de Sistema de Informação e Administração (com ênfase em marketing da moda) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), oferecendo cursos de graduação em diversas áreas, como Pedagogia, Administração, Design, Engenharia Civil, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção e Licenciaturas em Física, Química e Matemática. Além disso, a cidade sedia diversas faculdades privadas, como Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e a Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP). Estas instituições de ensino superior fazem de Caruaru um pólo estudantil, atraindo todos os anos um grande número de estudantes oriundos das cidades vizinhas, transferindo-se para o município ou viajando diariamente.

Possui também diversos colégios da rede pública de ensino, como o Colégio Municipal Álvaro Lins e o Colégio Estadual Duque de Caxias. Na oferta de ensino médio, possui a EREM Dom Miguel de Lima Valverde, no bairro Vassoural, que conta com projeto na área cinematográfica; e EREM Arnaldo Assunção, no bairro do Salgado. Ambas são escolas de tempo Integral.

Esportes

A cidade de Caruaru é a segunda em importância esportiva em Pernambuco. No futebol, dois clubes participam do Campeonato Pernambucano de Futebol, Central Sport Club e Clube Atlético do Porto. As duas equipes fazem o conhecido nacionalmente Clássico Matuto.

O Estádio Lacerdão (foto) é a principal praça esportiva da cidade, tem capacidade para 20.000 pessoas e é de propriedade do Central, mas as duas equipes fizeram um acordo em 2009 para ambas mandarem seus jogos no estádio, em troca, o Porto cederia o seu centro para o Central realizar seus treinamentos. Recentemente, o Lacerdão recebeu dois grandes clubes nacionais: o Palmeiras e o Vasco da Gama em partidas válidas pela Copa do Brasil de 2008 e 2009, respectivamente.

O Estádio Antônio Inácio de Souza é o outro estádio da cidade. É de propriedade da Liga Desportiva Caruaruense e é sede do campeonato municipal. Até 2008, recebia as partidas com mando de campo do Porto. Tem capacidade para 4.000 pessoas.

Anualmente, a TV Asa Branca e alguns parceiros realizam a Copa TV Asa Branca de Futsal. O ginásio do SESC, nas proximidades do pátio da Feira da Sulanca é sede de algumas partidas que envolvem seleções de futsal de várias cidades importantes da Zona da Mata, Agreste e Sertão, como Palmares, Catende, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Garanhuns, Lajedo, Arcoverde e Serra Talhada.

Outra grande praça esportiva de Caruaru é o Autódromo Internacional Ayrton Senna que sedia anualmente uma etapa da Fórmula Truck, além de outras diversas competições. Está cogitado para receber uma etapa da Stock Car em 2011. É o principal autódromo de Pernambuco.