Curitiba - PR
Curitiba - PR

Capital Curitiba - PR                             
Area (Km²)   199 314,850
Números de Municípios 399
População estimada em 2010 10 439 601

 

 
Abatiá 1 - PR Abatiá 2 - PR Abatiá 3 - PR Abatiá 4 - PR

Abatiá - PR

Abatiá - PR                                     Paraná - PR                                  
População 7.753
Abatiá é um município brasileiro do estado do Paraná.

História

Em meados do ano de 1925, João Carvalho, Antonio Maria, Cândido Coelho, João Ramalheiro, João Vicente e Manoel José Pereira, trazendo suas famílias a tiracolo, aportaram às margens do Rio Laranjinhas, em lugar conhecido pela denominação de Lajeado. O grupo era determinado e tinha intenções de fundar um povoado, o efetivamente ocorreu, devendo-se a estes intrépidos desbravadores a fundação do núcleo, que originou o município de Abatiá.

A primeira denominação do incipiente povoado foi Lajeado, numa referência geográfica e histórica ao lugar. Posteriormente, com a fixação de muitas famílias, o núcleo denominado Patrimônio de Carvalhópolis, numa homenagem ao pioneiro e líder da comunidade, sr. João Carvalho.

O que efetivamente atraiu os primeiros moradores ao lugar, foi a existência de terras roxas fertilíssimas, disponíveis e clima favorável, próprios para o cultivo do café. Neste período, contemporâneo ao "boom" colonizador do norte paranaense, motivada pelo surgimento da Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pela colonização de 545 mil alqueires de Terras.

Constituía-se em excelente negócio o plantio do café, motivado principalmente pelo Convênio de Taubaté, acordo firmado em 1906 pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, proibindo taxativamente o aumento da área plantada pela rubiácea, nestes Estados. Este convênio favoreceu o surgimento de inúmeras proriedades agrícolas, que se dedicavam à cafeicultura, permitindo a proliferação de núcleos urbanos na região, atualmente conhecida por norte pioneiro e que se constituía em imenso vazio demográfico no final do primeiro quartel deste século.

Em 1939, o Patrimônio de Carvalhópolis foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Santo Antônio da Platina, porém com denominação alterada para Lajeado.
O Decreto-Lei Estadual nº 199, do dia de 30 de dezembro de 1943, assinado pelo Interventor Federal Manoel Ribas, permitiu a perda da antiga denominação de Lajeado, modificado para Abatiá.
Pela Lei Estadual nº 02, de 10 de outubro de 1947, sancionada pelo governador Moisés Willy Lupion de Tróia, foi criado o município de Abatiá, com território desmembrado de Santo Antônio da Platina, cuja instalação ocorreu no dia 17 de outubro de 1947. O primeiro prefeito municipal, nomeado, do município de Abatiá, foi o sr. Everaldo Reis da Rocha.

O censo demográfico de 1950, acusava o total de 10.830 habitantes no município, sendo que, deste total, pelo menos 9.581 pessoas estavam instaladas na zona rural, dando clara demonstração da principal vocação econômica do lugar, a agricultura, capitaneada pelo cultivo do café.

Geografia

Possui uma área é de 229,083 km² representando 0,1149 % do estado, 0,0407 % da região e 0,0027 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 23°18'14" sul e a uma longitude 50°18'46" oeste, estando a uma altitude de 620. Sua população estimada em 2005 era de 7 019 habitantes.