Curitiba - PR
Curitiba - PR

Capital Curitiba - PR                             
Area (Km²)   199 314,850
Números de Municípios 399
População estimada em 2010 10 439 601

 

 
Adrianópolis 1 - PR Adrianópolis 2 - PR Adrianópolis 3 - PR Adrianópolis 4 - PR

Adrianópolis - PR

Adrianópolis - PR                             Paraná - PR                                       
População 6.374
Adrianópolis é um município brasileiro do estado do Paraná.

Sua população estimada em 2005 era de 5.799 habitantes.

Município situado no Vale da Ribeira, localiza-se a Sudeste do Estado e pertence à Região Metropolitana de Curitiba. Sua maior fonte de renda está calcada no setor secundário, extração de minerais, principalmente o chumbo e a prata. Sua riqueza natural está no Parque Estadual das Lauráceas, criado através do decreto de nº. 729 de 27 de junho de 1979, e ampliado através do decreto de nº. 5.894 de 10 de outubro de 1989. Foi desmembrado de Bocaiúva do Sul e elevado à categoria de Município através da Lei Estadual nº. 4.245 de 25 de julho de 1960, e instalado em 15 de novembro de 1961.

História

É antiga a movimentação no atual município de Adrianópolis, no entanto, somente no ano de 1937, é que Adriano Seabra da Fonseca, português de nascimento, deu consistência colonizadora ao lugar.

Este fato deu-se a partir da exploração dos recursos naturais, encontrados em abundância na região, e que, ainda nos dias de hoje, se constitue em base fundamental na vida econômica do município.

A primeira denominação que se deu ao atual município foi Epitácio Pessoa, numa homenagem ao ex-presidente do Brasil, no entanto, este nome não vingaria, primeiramente por motivos políticos, advindos do período da Revolução de 1930 e depois por uma cidade paulista já haver prestado tal deferência ao antigo mandatário do país.

Em 31 de dezembro de 1937, o núcleo transformou-se em Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Bocaiuva do Sul, porém com denominação alterada para Paranaí, topônimo de origem Tupi-Guarani.

Pela Lei Estadual nº 4.245, de 25 de julho de 1960, sancionada pelo governador Moysés Lupion de Tróia, o antigo distrito de Paranaí foi elevado à categoria de município emancipado, desta vez com a denominação de Adrianópolis.

A instalação oficial ocorreu no dia 15 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito do município o sr. Ruppel Abdalla.

Etimologia

Homenagem ao pioneiro da indústria de minérios da região, o Sr. Adriano Seabra da Fonseca, acrescido do sufixo grego "pólis" que significa cidade: Cidade de Adriano. Etimologicamente o termo "Adriano" origina-se do latim "adrianu", natural de Adria, que segundo Drummond é interpretado como "poderoso".