Curitiba - PR
Curitiba - PR

Capital Curitiba - PR                             
Area (Km²)   199 314,850
Números de Municípios 399
População estimada em 2010 10 439 601

 

 
Alto Paraíso 1 - PR Alto Paraíso 2 - PR Alto Paraíso 3 - PR Alto Paraíso 4 - PR

Alto Paraíso - PR

Alto Paraíso - PR                         Paraná - PR                                  
População 3.206
Alto Paraíso é um município brasileiro do estado do Paraná,

sua população em 2010 era de 3.206 habitantes.

História

A região de Alto Paraíso foi descoberta e colonizada pela COBRINCO (Companhia Brasileira de Imigração e Colonização), hoje chamada de Santa Maria Agropecuária Industrial S/A, com Sede em Osasco - SP.

Os primeiros habitantes da região foram os índios Xetas e Guaranis.

Alto Paraíso (Vila Alta, antiga denominação) é um dos municípios situado às margens do Rio Paraná, foi visitado por europeus em meados do século XVI. Suas terras pertenciam à Espanha.

Na década de 50 a família Vieira Costa já estava morando aqui, que era apenas um lugarejo. Ainda na década de 50, Vila Alta passou a ser conhecida por todos os lugares através dos corretores.

Apesar de ser um lugarejo com muita mata e poucas pessoas, começaram a abrir ruas e estradas com a ajuda das pessoas que eram contratadas pela COBRINCO, o qual ficou como chefe o Sr. Pedro Vieira da Costa, responsável pela contratação dos homens para a realização do trabalho que foi feito manualmente. A partir daí se deu o loteamento de todo patrimônio.

Alto Paraíso foi elevada à categoria de Distrito Administrativo em 02 de setembro de 1977, pela Lei Estadual 1916 com território pertencente ao Município de Umuarama.

Nesta época a população da cidade já estava bem extensa com aproximadamente 10.000 habitantes, sendo estes a maioria sitiantes.

Vila Alta foi por muitos anos distrito do Município de Umuarama. Em 09 de maio de 1990, houve sua emancipação, tornando-se município, mas permanecendo com o mesmo nome de Vila Alta.

Com o decorrer dos anos os munícipes foram conscientizando-se dos equívocos que o nome Vila trazia para o município, que era constantemente confundido com um bairro ou distrito de outro município.

Com o intuito de divulgar e enaltecer o município, sanando os problemas oriundos do nome, a comunidade solicitou ao Poder Executivo a mudança do nome. Foi efetuada uma grande divulgação toda a comunidade para que todos sugerissem um novo nome para o município. Dentre os nomes mais votados destacaram-se com maior número de sugestões: Alto Paraíso, Cidade Alta, Campos Verde. Sendo Alto Paraíso o nome vencedor.

Foi realizado plebiscito para verificar o desejo de mudança, que foi aprovado pela maioria.

Assim, em 18 de Fevereiro de 2004, através da Lei 14.349 da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, deu ao município de Vila Alta, nova denominação, sendo Alto Paraíso a palavra mais adequada para descrever o município.