Curitiba - PR
Curitiba - PR

Capital Curitiba - PR                             
Area (Km²)   199 314,850
Números de Municípios 399
População estimada em 2010 10 439 601

 

 
Arapoti 1 - PR Arapoti 2 - PR Arapoti 3 - PR Arapoti 4 - PR

Arapoti - PR

Arapoti - PR                                   Paraná - PR                                  
População 25.856
Arapoti é um município brasileiro do estado do Paraná.

História

O território do município foi habitado pelos índios Coroados, povos da nação Caingangue.

No início do século XVIII, a região do atual estado do Paraná eram "ponto de passagem" dos tropeiros no caminho que ia de Sorocaba, São Paulo a Viamão, no Rio Grande do Sul. Os "pousos" do Paraná tinham uma função específica: preparava o gado para a venda, em melhores condições, na feira de Sorocaba. A boiada vinha cansada da caminhada e aqui se refazia, graça a aos patos naturais, em abundância nos Campos Gerais.

Em 1719, Bartolomeu Paes de Abreu requereu uma sesmaria na região de Jaguariaíva. Em seguida dezenas de outros pedidos de sesmarias foram atendidos pelo governo da época, permitindo a menos a movimentação em toda a região compreendida entre os rios Cinzas e Jaguariaíva. Segundo dados históricos, onde hoje se ergue a sede municipal de Arapoti, situava a Fazenda Cachoeirinha, cujos proprietários dedicavam-se à criação de gado. Com o passar dos anos, muita gente foi afluindo à região, formou então um pequeno povoado, que se firmou econômica e socialmente.

A chegada dos trilhos de aço da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, ainda no século XIX, trouxe boas novas ao núcleo urbano de Arapoti. Nesta época foi fundada uma estação ferroviária no lugar, o que permitiu considerável crescimento populacional.

Através de Decreto foi criado o Distrito Administrativo de Arapoti no dia 7 de março de 1954, com território pertencente ao município de Jaguariaíva.

Em 26 de novembro de 1954, através da Lei Estadual nº 253, sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto, foi criada o município de Arapoti, com território desmembrado do município de Jaguariaíva. A instalação oficial no dia 18 de dezembro de 1955, com a posse das autoridades municipais eleitas.

Geografia

Sua área é de 1.362,1 km² e se localiza a uma latitude 24º09'28" sul e a uma longitude 49º99'37" oeste, estando a uma altitude de 860 metros. Sua população em 2010 era de 25.856 habitantes.

Turismo

Possui um roteiro de turismo cultural denominado Linha Verde, onde podem ser visitados inúmeros atrativos como a antiga sede da fazenda Capão Bonito, Parque Cachoeirinha, Casa da Cultura na antiga estação ferroviária, Feira do Produtor, o Moinho Holandês e a Colônia Holandesa, onde visitas técnicas na área agropecuária podem ser agendadas em suas belíssimas fazendas. Arapoti conta ainda com beleza cênica natural como o Cânion do Horto São Nicolau. Rios e cachoeiras fazem parte do cenário rural da cidade. Conta também com uma RPPN administrada pela INPACEL, cuja visita pode ser agendada.

Chácara Casa Antiga

A sede foi construída por Telêmaco Carneiro de Mello, proprietário da Fazenda Capão Bonito e é conhecida como a primeira residência do município. » Localização: Jardim Ceres

Casa da Cultura Estação Ferroviária

A construção de madeira, é a antiga Estação Ferroviária. Possui um acervo abrangente com pinturas, esculturas, publicações, objetos da Rede Ferroviária como Telégrafo, Faróis da Maria Fumaça, entre outros. Localização: Praça José Eduardo Andrade Vieira, s/nº. Horários de visitas: de segunda à sexta das 8:00 h às 11:30 h e das 13:30 às 17:00 h.

Administração

    Prefeito: Luiz Fernando de Masi (2009-2012)
    Vice-prefeito: Edson Santos

Moinho Holandês "O imigrante"

Construído em 2001 em homenagem à Colônia Holandesa, por tratar-se de um dos ícones mais conhecidos dos Países Baixos. Localização: Parque de Exposições CAPAL. Horários de visitas: de terça à domingo das 11:00 h às 14:30 h.