Curitiba - PR
Curitiba - PR

Capital Curitiba - PR                             
Area (Km²)   199 314,850
Números de Municípios 399
População estimada em 2010 10 439 601

 

 
Arapuã 1 - PR Arapuã 2 - PR Arapuã 3 - PR Arapuã 4 - PR

Arapuã - PR

Arapuã - PR                                   Paraná - PR                                  
População 3.554
Arapuã é um município brasileiro do estado do Paraná.

História

O núcleo irradiador de colonização do atual município de Arapuã foi Ivaiporã, a partir das décadas de quarenta e cinqüenta do século XX. As famílias que se instalaram nas imediações do atual sítio urbano, o fizeram pensando na qualidade da terra. Das melhores. Até os dias de hoje a produtividade é excepcional.

Dentre as famílias pioneiras assinalamos as de Antônio Salvador, Augusto Ferreira da Silva, José Dias Neto, Alcino Branco, Plácido Vieira Rocha, Uria Alves, João Mathias, Sílvio Kurten, Nelson Butini, Sebastião Uída, José Paskizuk, Alvino Cândido de Carvalho, Francisco Antônio dos Santos (Chiquinho), José Soares Gomes (1º vereador e farmacêutico), João Kozak, Alderico Nardini (pioneiro no comércio), Jaime Salvador (pioneiro e no comércio até os dias de hoje), Manoel Claudemiro da Cruz.

João Zuco loteou uma chácara que tinha nas proximidades do povoado em formação. Esta iniciativa permitiu que a localidade viesse a crescer. Em 22 de outubro de 1995, foi realizado um plebiscito para saber da viabilidade do distrito de Arapuã tornar-se município. A comissão foi presidida por Sérgio Carlos Fernandes, com resposta positiva.

O município foi criado através da Lei Estadual n.º 11.219, de 08 de dezembro de 1995, com território desmembrado do município de Ivaiporã. A instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1997.

O primeiro prefeito eleito de Arapuã foi o sr. Hélio Mathias. Sua administração foi de apenas 107 dias, pois foi friamente assassinado no dia 18 de abril de 1997, em emboscada, na cidade de Arapongas. Hélio Mathias começou muito bem seu mandato, tirando o município do ostracismo. Em certa ocasião, em conversa particular com seu Secretário Municipal, sr. Jaime Salvador, chegou a afirmar que "... se fosse necessário, colocaria de seu próprio bolso recursos para ajudar o município a se desenvolver".

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Arapuã, pela lei estadual nº 5528, de 20-02-1967, subordinado ao município de Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Arapuã, figura no município de Ivaiporã.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Arapuã, pela lei estadual nº 11219, de 08-12-1995, desmembrado de Ivaiporã. Sede no antigo distrito de Arapuá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.